Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Carlos Cláudio Castro (19/11/2021)

Beque parado.

“Sabendo que o adversário chuta a maioria das vezes com bola roladinha no canto e, geralmente, lá do meio campo, principalmente em sua saída de bola, eu comecei a ‘colar’ um zagueirão dentro da pequena área, protegendo um dos cantos. Aí veio a polêmica questão, pode-se colocar um botão de defesa dentro da pequena área na saída de bola do adversário?” Questionamento surgido no Maria Zélia e trazido a nós pelo amigo, estudioso do Futebol de Mesa, Erismar Ferreira. 


Pode, desde que mantenha a distância regulamentar do goleiro (8cm), quando da arrumação da defesa, na saída de bola ao centro. Quando for preparar o goleiro, para receber um chute a gol, posiciona-se o goleiro na pequena área, sem precisar manter qualquer distância para esse ou demais botões. Cabe lembrar que esse botão, recuado para a pequena área, não pode tocar a linha do gol, muito menos ser colocado dentro do gol. 


Vale notar que, sob o prisma técnico/tático, seria interessante ter uma "quase certeza" de que esse adversário só chuta de longe, mesmo, afinal, perde-se um botão da marcação na intermediária ou entrada da área, conforme seja, para botar dentro da pequena área. Mas, isso é uma decisão pertencente a quem está “em campo”, o julgamento é individual e intransferível, cada um sabe onde o “calo aperta”. 


Chegamos ao final de mais uma temporada da coluna Dr. Regras, esse importante fórum permanente de debates da nossa regra 12 toques. Espaço de aprendizado para todos nós, aprimoramento, intercâmbio fundamental entre os praticantes do esporte, visando sempre familiarizar todos os botonistas com os regulamentos que norteiam nosso amado futebol de mesa. Melhoramentos do texto das regras, evolução do jogo, difusão da modalidade, são nossas metas primordiais. Agradeço muito a oportunidade de conduzir essas nossas “conversas” quinzenais, às sextas-feiras. Um ótimo final de ano para todos, até 2022, que é logo ali! 


Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Item 21.3; Item 21.4; Item 34.1.

O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.

....................................

carlos_claudio@mundobotonista.com.br

(085) 99158-6280

Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro

Posts anteriores 
Por Quinho Zuccato 15 mai., 2024
1toQuinho+
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Mostrar mais
Share by: