Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (09/05/2025)
Conclave

Prezados amigos e fiéis leitores da coluna “Muito Além das Mesas”. A recente morte do Papa Francisco I despertou ainda mais o interesse em assistir “Conclave” (2024), filme que concorreu ao Oscar deste ano na categoria de Melhor Filme, sendo dirigido pelo alemão Edward Berger e roteirizado por Peter Straughan. O filme foi baseado na obra literária, lançada em 2016, que leva o mesmo título, escrita pelo inglês Robert Harris. Esse livro já foi publicado no Brasil pela Editora Alfaguara com selo da Cia das Letras.
Pois bem, “Conclave” é a dica para o mês de maio e o que você verá neste polêmico filme é o ótimo ator britânico Ralph Finnes no papel de um dedicado decano e cardeal chamado Lawrence. Devido à morte do Papa, decorrente de um ataque cardíaco, ele será o responsável pela formação do Conclave, reunindo no Vaticano os cardeais do mundo inteiro, com a missão de eleger o novo Santo Padre.
À medida que os cardeais vão chegando para a reclusão, inicia-se uma investigação de Lawrence (Finnes) sobre os favoritos ao trono, com o objetivo de ele analisar a conduta e vida desses cardeais no compromisso com o evangelho. Começa então a surgir os segredos do falecido Papa, como também outras situações negativas de alguns cardeais favoritos, gerando com isso conspirações, ademais das questões ideológicas para a modernização ou manter o conservadorismo na condução da Igreja Católica.
O filme tem seus diálogos centralizados nessas questões e suas cenas também se concentram no interior do Vaticano, porém ele não é cansativo e sim polêmico, com toques sutis de um suspense inteligente, somado a vários cenários e figurinos impecáveis. A obra cinematográfica traz a força da perfeita atuação de Ralph Finnes, bem como as presenças dos bons atores Stanley Tucci, no papel do cardeal Bellini, John Lithgow, como o cardeal Tremblay, incluindo a freira Agnes, encarregada na organização do Conclave, interpretada pela Isabella Rossellini.
“Conclave” é um filme que possui uma produção rica em detalhes. O diretor Edward Berger já provou a sua competência ao dirigir o seu premiado “Nada de Novo no Front” (2022), inclusive esse filmaço de guerra já foi destaque nesta coluna, basta você navegar no seu arquivo e conferir.
No Oscar de 2025, o “Conclave” conquistou somente a estatueta na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Porém, ele também concorreu como: Melhor Filme, Melhor Ator para Ralph Finnes, Melhor Atriz Coadjuvante para Isabella Rossellini, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Design de Produção e Melhor Trilha Original.
Enfim, com tantas indicações ao Oscar, sugiro que assista, pois o filme é interessante e veja o que ocorre de real nos bastidores do Vaticano, porém ele possui um final morno e surpreendente, deixando Lawrence numa situação em que o seu silêncio será a melhor solução. O “Conclave” já chegou e você pode convidar sua família ou amigos, pois ele está disponível na Amazon Prime e no NOW.
Conclave
Direção:
Edward Berger
Roteiro: Peter Straughan
Título original: Conclave
Lançamento: 2024
Produção: Tessa Ross, Juliett Howell, Michael jackman, Alice Dawson e Robert Harris
Distribuição: Black Bear UK (GBR) e Focus Features (EUA)
Duração: (120 minutos)
Parágrafo Novo