Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (28/08/2020)

"Nem tudo que se vê é o que parece."

Bola no canto, próxima à marca de escanteio, no ataque do botonista que acaba de efetuar um chute a gol. Lance de difícil acesso para quem se defendeu e agora tem a posse de bola?

Tudo é relativo. Pelo menos em Física é. Acho que em tudo é, tudo é questão de referencial, as circunstâncias definem conceitos e consequências. Nosso amado Futebol de Mesa não foge à regra. 

Vamos pensar nas seguintes possibilidades para o chute acima mencionado, com a bola parando próxima ao quarto de círculo de escanteio:
A) Bolinha bateu na trave antes do desfecho acima descrito. 
B) Bolinha foi direta para o escanteio sem passar sequer pela grande área. 

O Artigo 73 discorre sobre a concretização do chute a gol. Para uma bola que permaneça no campo de jogo após o chute, o chute é considerado efetivo quando a bolinha impulsionada pelo botão executante, pelo menos, alcançar a pequena área adversária. 

O Item 98.10, por sua vez, explicita que é passível de penalização com tiro livre indireto “a não execução de chute a gol até a finalização do limite coletivo de toques (12 ou 3), sendo cobrado onde a bola, que esteja em jogo, parou após o último toque.”

Assim sendo, amigos, duas situações aparentemente idênticas têm soluções completamente diferentes. No caso “A” segue o jogo normalmente, com o botonista, que agora detém a posse bola, tendo que buscar a bola de onde se encontram seus botões. No caso “B” a coisa fica mais “tranquila”, afinal ele tem falta a favor, pode deslocar um botão para a cobrança. 

MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7: Artigo 73; Item 98.10.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Por João Paulo Leal 1 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Mostrar mais