Painel do Mundo
o blog do
MUNDO
BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (23/04/2021)
Fora de campo, mas dentro do jogo.
Vamos ao questionamento do amigo botonista Aylson Cavalcante, de Patos, Paraíba: um botão que se encontre além das linhas demarcatórias do campo de jogo pode sofrer falta? E se ele estiver fora de campo, mas nos limites da grande área, é pênalti?
Se o botão atingido estava fora das linhas, em pista lateral ou de fundo, desde que nos limites do campo de defesa, será tiro livre indireto e a cobrança será efetuada com a bola colocada sobre a linha lateral ou de fundo, conforme seja a localização, no ponto mais próximo de onde o botão foi atingido.
Se o botão que sofreu a falta se encontrava fora do campo, em pista lateral ou de fundo, desde que tais pistas sejam do campo de ataque do time do botão atingido, será tiro livre direto a ser efetuado com a bola colocada sobre a linha lateral ou de fundo, conforme seja a localização, no ponto mais próximo de onde o botão foi atingido.
É importante notar que, no caso anterior, se esse botão que recebeu a falta estava na pista de fundo do campo de ataque, na projeção da grande área ou da linha da grande área, será marcada penalidade máxima contra o botonista infrator.
Como nos diz o Artigo 33: “botão que se encontre total ou parcialmente nas pistas laterais ou de fundo, por qualquer motivo, seja por acionamento, impacto de outro botão, punição, queda da mesa de jogo ou toque no alambrado, está apto a participar do jogo a qualquer momento”. Inclusive, pode sofrer falta.
Referências : REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 33; Item 85.1; Item 91.1; Item 98.6.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Posts anteriores
Mostrar mais