Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Notícias do Mundo

Por José Carlos Cavalheiro (15/10/2022)

ITFC Mundial 2022

Brasil é o grande destaque

Além de manter a supremacia na modalidade 12 toques, futebol de mesa brasileiro demonstra crescimento no Sectorball e no Chapas Internacional com títulos e bons resultados.

Sociedade Amigos da Dalmácia (Croácia), em São Paulo recebeu nos días 08, 09, 10 e 11 de outubro o Campeonato Mundial de Futebol de Mesa nas modalidades Sectorball, Bola 12 Toques e Chapas. O evento contou com o apoio e reconhecimento da International Table Football Confederation (ITFC) e organização da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM) em parceria com a Federação Paulista de Futebol de Mesa (FPFM).


Para entender a importância do evento, precisamos apelar a um breve histórico até que o futebol de mesa mundial tivesse um campeonato mundial sob sua chancela: A Internacional Sectorball Federation (ISBF) foi uma entidade fundada para a coordenação mundial da modalidade Sectorball. Em 2009 ela recebeu a modalidade brasileira Bola 12 Toques e, a partir de 2021, passou a agregar também a modalidade Chapas. Com essas adesões, a ISBF passou a se chamar oficialmente International Table Football Confederation (ITFC) em 2021. Os campeonatos mundiais são normalmente realizados com intervalos de três anos e excepcionalmente esta edição com quatro anos devido à pandemia de Coronavirus.


A Table Football World Cup - Brazil 2022, 9ª edição do Mundial (no geral) e a 5ª da modalidade 12 toques, consagraram os novos campeões mundiais individual, interclubes e de seleções de cada uma das modalidades aqui representadas (Sector, 12 toques e Chapas).

Modalidade 12 Toques

Competição entre clubes

Nos dias 08 e 09/10/2022, foram realizados os torneios individuais e interclubes da modalidade Bola 12 Toques no Campeonato Mundial realizado na cidade de São Paulo.

No sábado (08/10) foi realizado um triangular entre as equipes brasileiras. O vencedor dessa fase preliminar faria a final do torneio com a equipe húngara do Debreceni. Participaram o Palmeiras, último campeão sul-americano 2019; o Vasco da Gama, campeão mundial 2018 e o Círculo Militar, atual campeão nacional 2019. Veja os resultados:

Círculo Militar 23 x 23 Palmeiras
Círculo Militar 33 x 12 Vasco
Palmeiras 29 x 16 Vasco


Desta maneira, o Círculo Militar se classificou para a final no domingo na qual a equipe brasileira do Círculo Militar de São Paulo venceu os húngaros do Debreceni pelo placar de 31 a 5, com parciais de: 10 a 01, 12 a 00, 07 a 04 e 12 a 00 e sagrou-se campeã Mundial pela primeira vez.

Col. Clube País
Círculo Militar Brasil
Debreceni Hungria
Palmeiras Brasil
Vasco da Gama Brasil

Competição individual

Na competição individual não tivemos surpresas. Nas quartas de final, somente tivemos jogadores brasileiros e foram seguintes os resultados: 
Diney (Palmeiras) 6 x 5 Elvis Teruel (Corinthians)
Felipe Gomes (Vasco da Gama) 7 x 6 Jefferson (Palmeiras)
Nando (Vasco da Gama) 7 x 4 Quinho (XV de Agosto)
Dennis Albarello (Cisplatina) 7 x 4 Thiago Rocco (São Paulo)


O momento de emoção dessa fase foi a vitória no último chute de Felipe Gomes (Vasco da Gama) sobre Jefferson (Palmeiras) com um chute de longe depois de finalizado o tempo regulamentar. O chute saiu baixo, batendo caprichosamente no pé da trave antes de entrar.


Os jogos das semifinais foram marcados por momentos de forte emoção. Dennis Albarello (Cisplatina) reverteu a vantagem do empate que pertencia a Nando (Vasco da Gama). Nando fez uma jogada confusa no seu último ataque, o que permitiu a vitória do atleta paulista. Na outra partida o atleta Diney (Palmeiras) se classificou dramaticamente. Da mesma maneira que em sua partida anterior, Felipe Gomes (Vasco da Gama) teve um chute pedido antes de soar o alarme indicando o final da partida. Desta vez o atleta vascaíno não foi feliz e Diney, que tinha a vantagem do empate, garantiu sua vaga, ficando bastante emocionado por poder disputar uma final de Mundial.


Na partida decisiva (final paulista) Dennis Albarello (Cisplatina), que tinha a vantagem do empate, se impôs sobre Diney (Palmeiras) pelo placar de 7 a 4 com relativa tranquilidade. Na metade do segundo tempo o placar era de 5 a 2 em favor de Albarello que somente administrou o resultado e garantiu, em casa, o título mundial de 2022.

Col. Atleta Clube País
Dennis Albarello Cisplatina F.C. (SP) Brasil
Diney S.E. Palmeiras (SP) Brasil
Felipe Gomes C.R. Vasco da Gama (RJ) Brasil
Nando Jesus C.R. Vasco da Gama (RJ) Brasil
Quinho Zuccato C. XV de Agosto (SP) Brasil
Jefferson Genta S.E. Palmeiras (SP) Brasil
Thiago Rocco São Paulo F.C. (SP) Brasil
Elvis Teruel S.C. Corinthians P. (SP) Brasil

Competição entre seleções nacionais

Na tarde da terça-feira (11/10/2022) foi a vez da disputa entre os selecionados nacionais. Mais uma vez o título mundial na modalidade 12 toques ficou com a Seleção Brasileira. Após vencer os confrontos contra Portugal, Hungria e Romênia e se classificar para a final, o Brasil derrotou os Portugueses e chegou ao seu o quinto título mundial em sequência: 2009 – Budapeste (Hungria); 2012 – Rio de Janeiro (Brasil); 2015 – Debrecen (Hungria); 2018 – Lisboa (Portugal). Veja os resultados:
Brasil 12 x 0 Portugal
Hungria 10 x 1 Romênia
Brasil 12 x 0 Hungria
Portugal 12 x 0 Romênia
Romênia 0 x 12 Brasil
Portugal 7 x 4 Hungria

Brasil 35 x 11 Portugal (Final)

 

A Seleção Brasileira foi formada por Marcus Vinicius (Vasco da Gama), Thiago Rocco e Victor Heremann (São Paulo), Diney e Jefferson (Palmeiras) e Quinho (XV de Agosto). Esta foi a classificação final:

Col. Países Campanha
Seleção Brasileira 12 pontos (4 vitórias)
Seleção Portuguesa 6 pontos (2 vitórias)
Seleção Húngara 3 pontos (1 vitória)
Seleção Romena nenhum ponto

O Brasil conquistou todos os torneios, individuais, interclubes e por seleções desde que as competições da modalidade foram estabelecidas em 2009.

Modalidade Sectorball

Competição entre clubes

No sábado, 8 de outubro, foram disputados os mundiais de Sectorball nas categorias individual e clubes. A competição Interclubes foi a primeira do dia. As semifinais foram Vasco da Gama, atual campeão brasileiro de clubes, contra a sempre muito forte Portuguesa e o Bangu, do atual campeão brasileiro Weber Gomes, contra o Józsefváris SzE (Hungria). Enquanto no primeiro duelo o Vasco prevaleceu e garantiu sua vaga na final, o Bangu não conseguiu passar pela equipe húngara. Seguem os resultados:

Vasco da Gama 4 x 4 Portuguesa
Vasco da Gama 6 x 2 Portuguesa

Bangu 0 x 8 Józsefváris SzE
Bangu 1 x 7 Józsefváris SzE


Na grande final a equipe húngara do Józsefváris SzE superou os brasileiros do Vasco da Gama também com duas vitórias, terminado a competição de maneira invicta:
Vasco da Gama 1 x 7 Józsefváris SzE
Vasco da Gama 2 x 5 Józsefváris SzE


Na disputa pelo terceiro lugar a Portuguesa se impôs sobre o Bangu com uma vitória e um empate:

Bangu 3 x 5 Portuguesa
Bangu 4 x 4 Portuguesa


Com isso, o Józsefváris SzE (Hungria) conquistou o Mundial de Clubes com 100% de aproveitamento. Confira a classificação final:

Col. Clube País
Józsefváris (SzE) Hungria
C.R. Vasco da Gama (RJ) Brasil
A.A. Portuguesa (RJ) Brasil
Bangu A.c. (RJ) Brasil

Competição individual

Se a competição de clubes já havia sido muito empolgante, o torneio individual foi ainda melhor. Em competição dominada pela Hungria, Robson Marfa (Botafogo) foi um ponto fora da curva e conquistou uma importantíssima quarta colocação perdendo para o ex-campeão mundial János Kczor (Hungria) pelo placar de 3 a 2 em uma partida repleta de remontadas no placar. Ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), Marfa é, possivelmente, uma das pessoas mais importantes para o desenvolvimento da modalidade no Brasil, também no aspecto organizacional. Em sua administração, o Sectorball foi implantado, cresceu e hoje colhemos os frutos de seu excelente trabalho.
   

Na grande final Viktor Lukács (Hungria) venceu István Martonfi (Romênia) pelo placar de 3 a 0 mostrando grande categoria e garantindo o bicampeonato mundial, pois havia sido campeão em Portugal em 2018. Além das conquistas individuais Viktor Lukács (Hungria) acumula dois títulos mundiais nas competições de duplas e mais três nas competições de seleções. Confira a classificação final:

Col. Atleta Clube País
Viktor Lukács Józsefváris (SzE) Hungria
István Martonfi Stick Breakers Romênia
János Kczor Józsefváris (SzE) Hungria
Robson Marfa Botafogo F.R (RJ) Brasil
Imre Horváth Józsefváris (SzE) Hungria
Levante Kiss Józsefváris (SzE) Hungria
Gabor Farkas Jr Józsefváris (SzE) Hungria
Gabor Kondor Józsefváris (SzE) Hungria

Competição entre seleções nacionais

Na terça-feira (11/10/2022), então, em um triangular entre Brasil, Romênia e Hungria a seleção Húngara se classificou para a final juntamente com a seleção do Romênia em uma final de dois jogos e sagrou-se campeã no torneio de seleções da modalidade Sectorball, por ocasião do Mundial de Futebol de Mesa 2022 disputado na cidade de São Paulo. Confira os resultados:

Brasil 2 x 2 Romênia
Brasil 1 x 7 Hungria
Hungria 5 x 3 Romênia

Hungria 6 x 2 Romênia
Hungria 8 x 0 Romênia (Final)


Essa foi a classificação:

Col. Países Campanha
Seleção Húngara 12 pontos (4 vitórias)
Seleção Romena 1 ponto (1 empate)
Seleção Brasileira 1 ponto (1 empate)

A Hungria é a maior vencedora de mundiais, com oito conquistas (1996, 2000, 2004, 2007, 2009, 2012, 2018 e 2022). Sua única derrota foi na mundial realizado na cidade húngara de Drebecen em 2015, conquistado pela Romênia.


A preponderância dos húngaros também se dá no torneio de duplas, que este ano não foi disputado, tendo os atletas magiares conquistado todos os títulos mundiais desde que essa competição foi estabelecida em 2004. O mesmo se dá nos torneios individuais. Desde seu estabelecimento em 1996, os húngaros faturaram a maioria dos títulos, exceto os de 2004, conquistado por István Mártonfi e o de 2007, por György Pákai, ambos romenos. Vale salientar que os praticantes romenos de Sectorball são de origem húngara e são provenientes da região da Transilvânia, onde os húngaros representam cerca de 18% da população.

Modalidade Chapas Internacional

Competição entre clubes

A modalidade Chapas fez sua estreia em mundiais já que só se incorporou à ITFC em 2021. Na competição interclubes Vasco da Gama venceu o Stick Breakers, da Romênia, na manhã da segunda-feira (10/10/2022) e ficou com o título. Anteriormente, na disputa da vaga para a semifinal, o clube cruzmaltino venceu o Bangu.


A equipe formada por Abel, Marcelo Lages, Moraes, Paulão e com o reforço do chileno Galindo, obteve os seguintes resultados:

Vasco 2 X 0 Bangu
Abel Cêpa1 X 1 Weber Gomes
Marcelo Lages 2 X 0 Marcelo Coutinho
Paulão Costa 2 X 2 Vinícius Rolim
Marco Galindo 2 X 0 Ricardo

 

Vasco 3 X 0 Stick Breakers
Marcelo Lages 3 X 0 Istvan Martònfi
Abel Cêpa 1 X 0 Adria Garriga
Paulão Costa/André Moraes 1 X 0 Lehel Valics
Marco Galindo 0 X 0 Istvan Marschal


Competição individual

Também na segunda-feira (10/10/2022) foi realizada a competição individual da modalidade Chapas. O Brasil chegou muito perto dessa conquista. Marcelo Lages, do Vasco da Gama, chegou em quarto lugar mas terminou o torneio de maneira invicta. O detalhe curioso é que Lages havia vencido os dois finalistas na fase de grupos e perdeu a semifinal contra Péter Matkó (Hungria) na disputa de pênaltis. Na disputa pelo terceiro lugar, outro empate e outra derrota nos pênaltis. A classificação final do torneio individual ficou assim:

Col. Atleta Clube País
Adria Garriga Catalunya F.B. (ESP) Espanha
Péter Matkó Józsefváris (SzE) Hungria
Lehel Vatics Stick Breakers Romênia
Marcelo Lages C.R. Vasco da Gama (RJ) Brasil
João Paulo Silva (Papa) Colombo S.C. (PE) Brasil
Shaolin Olaria Olaria A.C. (RJ) Brasil
Abel Cêpa C.R. Vasco da Gama (RJ) Brasil
Paulão Costa C.R. Vasco da Gama (RJ) Brasil

Outro detalhe curioso é que o catalão Adria Garrica é um jogador de fútbol bottons, modalidade do futebol de mesa, muito expandida na Catalunha, que começa agora a ser difundida aqui no Brasil.

Competição entre seleções nacionais

No dia 11/10/2022 aconteceu a competição da modalidade entre seleções. O torneio foi disputado no formato de todos contra todos em um grupo de quatro equipes: Brasil, Hungria, Romênia e Portugal. Estes foram os resultados:

Brasil 1 x 1 Portugal
Hungria 1 x 1 Romênia
Brasil 2 x1 Hungria
Romênia 1 x 1 Portugal
Brasil 2x 0 Romênia
Hungria 2 x 0 Portugal

Com isso, a classificação final ficou assim:

Col. Países Campanha
Seleção Brasileira 7 pontos (2 vitórias/ empate)
Seleção Húngara 4 pontos (1 vitória/1 empate)
Seleção Romena 2 pontos (2 empates)
Seleção Portuguesa 2 pontos (2 empates)

Com a conquista inédita, logo no primeiro mundial de Chapas Internacional, o futebol de mesa sagra-se detentora de um título mundial em mais uma modalidade. O fato a lamentar foi a sentida ausência de atletas argentinos, bolivianos e espanhóis, verdadeiramente praticantes da modalidade.


Recentemente, houve uma tentativa infrutífera de organizar a modalidade Chapas dentro de uma única entidade internacional que englobasse espanhois e sul-americanos. Estes últimos passaram a fazer parte da International Table Football Confederation (ITFC) juntamente com as modalidades Bola 12 Toques e Sectorball, sendo que a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), por fazer parte da ITFC, pratica a modalidade Chapas dentro das regras estabelecidas por esta entidade.

Confira nossa galeria de fotos do evento:

Agradecemos à CBFM, Felipe Maciel, Igor Monteiro, Glenn Douglas, Marcelo Lages pelas informações sem as quais este texto não poderia ter sido escrito. Todas as competições contaram com a cobertura e a transmissão ao vivo no canal Mundo Botonista, pelo Youtube

Formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, José Carlos Marques Cavalheiro, nasceu na capital carioca no ano de 1962. Foi atleta de futebol de mesa na modalidade Bola 12 Toques de 1998 a 2005, quando foi viver em diferentes lugares: São Paulo, Paris, Jundiaí e Bogotá, onde atualmente reside. É o responsável pelo site da FEFUMERJ desde dezembro de 2004. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Comunicação da entidade.

....................................

cavalheiro@mundobotonista.com.br
fefumerj@fefumerj.com.br


Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Por Chico Junior 01 mai., 2024
Submundo
Mostrar mais
Share by: