Painel do Mundo
Por Julio Simi Neto (01/08/2025)
Notas sobre um escândalo

Caros amigos e fiéis leitores do “Muito Além das Mesas”, creio ser do conhecimento de todos que há tempos faço meu trabalho neste portal e, para vocês que o acompanham, perceberam que os filmes aqui indicados são exibidos nas várias plataformas de
streaming
ou na
internet
e não estão em cartaz nos cinemas. Depois de indicar um livro na crônica anterior, a sétima arte volta a ser o destaque aqui e, com um drama forte, tenso e com atuações marcantes. Na época em que foi lançado, ele causou polêmicas e debates entre os críticos de cinema.
Estou destacando o ótimo "Notas sobre um escândalo" (2006), uma produção inglesa sob a direção de Richard Eyre, com roteiro de Patrick Marber, que se baseou no livro de mesmo título da escritora britânica Zoë Heller, lançado em 2003, para a adaptação deste filme.
O que você irá ver neste filme acontece em uma escola pública de ensino médio localizada em Londres, onde uma solitária e veterana professora de história chamada Barbara Covett (Judi Dench) procura fazer amizade com a jovem professora de artes, que acaba de chegar à escola, de nome Sheba Hart (Cate Blanchett). Essa amizade entre as duas vai crescendo a cada dia, e Barbara (Dench) acaba se envolvendo com a família de Sheba (Blanchett) e, assim, nasce uma estranha interação, somada a uma obsessão emocional por Sheba.
Entretanto, tudo pode mudar quando Barbara descobre, diante de um flagrante, que Sheba está tendo um caso secreto e amoroso com um dos seus alunos, o adolescente de 15 anos chamado Steven Connolly (Andrew Simpson). Sendo Barbara uma pessoa fria e possessiva, ao julgar que a jovem professora é de sua propriedade, ela revela para a amiga que descobriu o seu envolvimento com o aluno e começa a chantageá-la, colocando em risco o seu casamento e o seu trabalho na escola, caso não ponha um fim neste perigoso relacionamento.
Porém, o segredo entre as duas não demora muito para ser revelado. Quando um tímido professor da escola confessa a Barbara que tem certa atração por Sheba, sentindo ciúmes e uma revolta interior, ela resolve quebrar o sigilo e, assim, a vida de Sheba vira um inferno, sendo acusada de pedofilia!
Esse é o filmaço “Notas sobre um escândalo” que, na época, obteve quatro indicações ao Oscar: Melhor Roteiro Adaptado, MelhorTrilha Sonora Original, Melhor Atriz (Judi Dench) e Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett) mas, injustamente, acabou não levando nenhuma estatueta.
Um detalhe interessante sobre a intocável atuação de Judi Dench neste filme, onde os críticos até hoje dizem que ela superou a incrível e saudosa atriz Bette Davis (1908 – 1989) em dois outros filmaços da Bette, sendo: “Pérfida” (1942) no papel da gananciosa Charlotte Vale, ou “O Que Terá Acontecido a Baby Jane” (1962) no papel da vingativa Baby Jane Hudson.
Enfim, aí está uma excelente dica para você convidar sua esposa, companheira ou amigos para conferir! Se gostou desse filme e da dica, então vá até o streaming da Disney ou procure na internet e assista. Ingresso garantido!
Notas sobre um escândalo
Direção:
Richard Eyere
Roteiro: Patrick Marber
Título original: Notes on a Scandal
Lançamento: 2006
Produção: Robert Fox e Scott Rudin
Distribuição: Fox Searchlight Pictures (EUA)
Duração: (91 minutos)