Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Tião Barbosa (26/08/2023)

O segundo troféu de Helinho

O futebol de mesa é sinônimo de paixão. Esta não é uma frase qualquer, repetitiva. É uma verdade absoluta. Uma história transmitida de pai e filho, por décadas, escrita em muitas mesas Brasil afora. Prova disso é a história que escolhi compartilhar com os amigos nessa minha última crônica inédita da temporada aqui na plataforma Mundo Botonista


Anderson Silva foi campeão no último dia 19 de março do Centro Sul-Brasileiro, modalidade um toque. Foi seu primeiro título nacional. Emocionado, ergueu o troféu em homenagem a seu pai, Hélio Silva, o Helinho, campeão do Centro-Sul Brasileiro de 2018, categoria máster, competição realizada em Vitória-ES. Helinho nos deixou em 2021, aos 85 anos, em decorrência da Covid. Esta história é contada pelo próprio Anderson Spider, apelido dado por Gabriel Melo, diretor técnico da CBFM.


“Fui apresentado ao jogo de botão pelo meu pai, isso lá no ano de 1978, quando tinha apenas seis anos de idade. Um dia ele comprou dois times num supermercado (sim, naquela época vendiam-se estes brinquedos em supermercados). Muitas vezes jogávamos numa pequena mesinha de mármore que ficava na sala de nossa casa. 


Quando eu já uns 10 anos de idade, convidaram meu pai para jogar botão "oficial" numa associação no Jucutuquara, em Vitória e, sempre que possível, eu o acompanhava. Fiquei uns quatro anos sempre o acompanhando nos jogos, mas jogar oficialmente mesmo só fui conseguir quando eu já tinha 14 anos de idade. E estou nessa caminhada até hoje.


Em 2018, meu pai conquistou se Campeonato Centro-Sul Brasileiro de Futebol de Mesa Master. Ele já tinha seus 82 anos... e eu estava lá, ao lado dele. E vendo aquele momento mágico onde meu ídolo vencia finalmente um torneio de nível nacional, sempre me imaginei fazendo o mesmo para homenageá-lo e seguir seu legado. Mesmo sabendo que essa missão seria muito, muito, muito difícil de acontecer.


Infelizmente, meu pai veio a falecer no início de 2021 e ficou uma lacuna no meu universo de filho e de botonista. Ele era meu companheiro nas mesas em diversas viagens. Foi um golpe muito duro.


Mas os deuses do futebol de mesa acharam que era o momento de homenagear meu ídolo, e naquele 19 de março de 2023 me sagrei Campeão Centro-Sul Brasileiro Sênior, no Rio de Janeiro. Sei, não apenas, que meu pai estava comigo neste evento, mas também que a minha missão está cumprida - o clã Silva tem seu nome marcado no futebol de mesa do Brasil. Muito obrigado Hélio Silva. Que o senhor esteja vibrando aí em cima, com esta homenagem do seu pupilo. Te Amo”.

Tião Barbosa é jornalista, com passagens pela Folha de São Paulo, Diário do Grande ABC e jornais A Gazeta e A Tribuna, ambos do Espírito Santo, onde mora. Botonista, integra a Futebol de Mesa Independente (modalidade 12 toques), de Vitória-ES. O cronista integra o time de colunistas do Portal Mundo Botonista e a partir de 2023 contribui também como revisor textual das publicações da plataforma.

....................................

tiao_barbosa@mundobotonista.com.br
(027) 99279-2293

Biblioteca de "Losers"

Reler publicações anteriores de Luiz Oliveira

Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Por Chico Junior 01 mai., 2024
Submundo
Mostrar mais
Share by: