Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Marcelo Adolfo Otazu Medeiros é natural de La Paz, Bolívia, e vive atualmente em Santa Cruz de la Sierra. Aos 49 anos, dedica-se com orgulho à avicultura, atividade que faz parte da tradição de sua família. Sua paixão pelo futebol de chapas começou na infância, nos anos 80, quando brincava com amigos pelas ruas do bairro. Em 2020, decidiu retomar essa prática com entusiasmo renovado, mergulhando no universo das competições. Sua modalidade brasileira favorita é a Dadinho e ele é especialmente fascinado pelas vidrilhas, peças que dão um charme único ao jogo. Ele dedica seu texto aqui na tribuna à sua modalidade destacando o quanto há de paixão e criatividade em regras acessíveis e nutrem o sonho de conquistar títulos internacionais.

Santa Cruz de la Sierra também tem futebol de mesa

Por Marcelo Otazu (23/08/2025)

Fico feliz, amigos do Mundo Botonista, de ter a oportunidade de contar a vocês que na Bolívia somos apaixonados pelo futebol de mesa, mas não jogamos o tradicional futebol de botão, e sim o futebol chapas, uma das regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM).

Utilizamos tampinhas de garrafa no lugar de botões e jogamos sobre um carpete colado em uma mesa. A bola é esférica e de material plástico. O goleiro não é quadrangular como o futebol de botão, é sim uma tampa plástica que pode sair da pequena área livremente. É uma regra bastante econômica devido ao baixo custo e ao fácil acesso aos materiais de jogo.

Basicamente, é uma regra de 1 toque alternando com o adversário. Entretanto, se você consegue fazer um passe, terá direito a um segundo toque. Em situações de bola parada, podem ser um, dois e até três toques, dependendo do lance. As traves não são fixas como o futebol de botão; também podem ser movidas livremente.

Comecei a jogar futebol de chapas na minha infância. Nessa época, se jogava no chão. Tenho as mais lindas lembranças daquela época. Na adolescência, troquei o jogo pelo futebol de campo, mas a magia aconteceu muito tempo depois. No princípio do ano 2020, descobri que meu velho futebol chapas também era jogado na Espanha, com a diferença de ser praticado sobre uma mesa e como um esporte competitivo. A emoção voltou! Entrei em contato com os espanhóis para conhecer as suas regras. Posteriormente, descobri que já existia, desde 2019, uma federação da regra na Bolívia. Foram eles que me proporcionaram todo o material necessário para voltar a jogar. Desta maneira, em 2020, nasceu o Fútbol Chapas Río Piraí, um lugar familiar para a prática da regra. No dia 21 de setembro, início da primavera na minha cidade — Santa Cruz de la Sierra — completaremos cinco anos de existência.

Na verdade, do que mais gosto é ensinar as regras. Sou um apaixonado pelo regulamento, e sempre estou disposto a ensinar, se o tempo me permite. Um dos meus principais objetivos é jogar uma competição oficial da Federación Boliviana de Fútbol Tapas (na Bolívia é usado o termo Tapas, e na Espanha Chapas, utilizo ambos indistintamente). Quem sabe, um dia, eu possa participar de um torneio da Confederação Sulamericana de Futebol de Mesa, onde o Brasil tem grande destaque, sendo o maior ganhador da competição com três títulos. O Chile, o último vencedor, tem um título. Espero que a Bolívia seja o próximo vencedor e que eu esteja presente para gritar CAMPEÃO!

Biblioteca de "Todas as cores do MUndo"
Reler os textos publicados anteriores na Tribuna do leitor

Breno Marques

Este espaço é dedicado à publicação de textos dos leitores no Portal Mundo Botonista. Uma forma poderosa de nos conectarmos com a comunidade de fãs e de adeptor do futebol de mesa. Ao valorizar vozes diversas, o portal enriquece seus conteúdos com experiências pessoais, opiniões autênticas e narrativas originais inspirando, sobretudo, nossa expressão criativa. Nosso desejo é fortalecer os vínculos com o público e transformar nossos leitores em protagonistas do próprio conteúdo. Acreditamos num espaço dinâmico, plural e acolhedor para todos que amam e praticam o nosso esporte.
....................................

contato@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Claudio Pinho 23 de agosto de 2025
Fala sério!
Por Camilo Gubitosi 21 de agosto de 2025
Todas as cores do Mundo
Por Giuseppe Spasiano 20 de agosto de 2025
Subbuteo Planet
Por Jeferson Aparecido 18 de agosto de 2025
Notícias do Mundo
Mostrar mais