Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Paulo Roberto Souza (18/10/2021)

Temos bola!

"Democracia é oportunizar 

a todos o mesmo ponto de partida.
Quanto ao ponto de chegada,

depende de cada um.”..

Fernando Sabino

Como largamente divulgado nos últimos dias, a modalidade 3 toques escolheu nos últimos dias a bolinha oficial com a qual serão jogados todos os seus eventos federados para o próximo biênio. O processo de escolha foi precedido por vários meses de testes das bolas de quatro fabricantes que se dispuseram a participar, em que os clubes filiados receberam gratuitamente exemplares das bolinhas, para serem testadas, com antecedência, em treinos e competições amistosas. Tivemos, no período entre 10 e 12/10/2021, o processo eleitoral que ocorreu por meio de sufrágio universal, dando a todos os botonistas federados da modalidade 3 toques a oportunidade de definir que bola seria homologada para uso nas competições nacionais oficiais da CBFM.


Nas palavras do botonista Zé Ricardo Lage, do Rio de Janeiro, que atua pelo Vasco e joga futebol de mesa desde 1978: “O pleito foi algo sensacional dentro do movimento 3 toques. Pela primeira vez, os jogadores, democraticamente, puderam testar previamente as bolas e escolher aquela que acharam melhor. Toda sistemática criada para a votação foi excelente , tanto quanto a comunicação e a rápida apuração.”

O processo de votação ocorreu de forma totalmente digital, com os botonistas recebendo em seus e-mails pessoais o link para a cédula de votação e ao término, recebiam a confirmação do voto, dando ainda mais transparência à votação. 


Entre os votantes, tivemos o botonista multicampeão Léo Stumpf, do Tupi de Juiz de Fora, que expôs sua visão sobre o pleito: “O mais importante disso tudo foi todo o processo feito: todo mundo teve tempo de testar, discutir, debater, num tema sensível como esse, abrir votação para todos os botonistas foi um avanço extraordinário, em minha opinião.”


Exatamente às 23h59min do dia 12/10 foi encerrada a votação que teve um total de 134 participantes, de 247 botonistas aptos a votarem. Desse total, uma imensa maioria, 100 votos, escolheu a bola da marca Ora Bolas! (modelo EVA 100 mg), chamada pelos botonistas de bolinha amarela, devido à coloração. O resultado foi divulgado de forma extraoficial na madrugada do dia 13/10 e, após passar pela análise da Comissão Apuradora, foi homologado no dia 14/10, por meio de comunicado aos botonistas. A resolução nº 005/2021, em seu Artigo 1º, informa que a bola escolhida será empregada nas competições oficiais regidas e/ou organizadas pela CBFM 3 toques, no período de 2021 a 2023.


O fabricante vencedor do pleito, Eduardo Shimizu, afirmou que: “O processo de escolha da bola da modalidade 3T foi conduzido com transparência do início ao fim. O cronograma foi cumprido na íntegra, com todas as etapas e regras sendo informadas previamente. Agradecemos à vice-presidência da CBFM 3T e à sua diretoria o convite para nossa participação na licitação e o respeito e a polidez com que fomos tratados durante todo esse período. Agradecemos também a todos os atletas que participaram da votação.”


Para Marcos Damázio, vice-presidente da modalidade 3 toques na CBFM: “Um dos pontos nevrálgicos da nossa regra é a bola, pois encontrar uma que atingisse os objetivos técnicos da modalidade sempre foi uma luta. Falando como botonista, não como “cartola”, sempre foi questionado em nosso meio a forma com que essas escolhas se davam, sempre de cima para baixo, nunca nós, enquanto técnicos, pudemos opinar. Ao assumir a VP da modalidade, observei que os problemas da bola ainda existiam, inclusive com embates fora do tom. Resolvi, junto com a diretoria, que deveríamos mudar o rumo da prosa e propusemos que quem escolheria a bola seriam os próprios botonistas filiados a nossa modalidade. Em uma empreitada pesada para realizarmos o sufrágio, vimos que muitas coisas conspiravam a nosso favor, uma vez que estávamos em meio à pandemia e teríamos tempo, visto que não aconteceriam competições oficiais. E assim foi feito e superamos todas as questões que existem em uma eleição. Passados alguns dias da escolha da bola, acredito que tenhamos tomado a decisão correta, pois todos tiveram direito de se manifestar sobre qual bola usaríamos em nossos certames. Acreditamos que o caminho tomado foi o mais justo, inclusivo e democrático acima de tudo, deixando claro a transparência do processo.” Para Damázio: “O botonista da modalidade 3 toques pode realmente dizer que faz parte de um movimento que visa a manter a nossa paixão pelo Futebol de Mesa.”


Diante de todos os relatos acima, tem-se a noção de que o processo de escolha de uma bola para a modalidade foi um momento ímpar, dando vez e voz para os botonistas filiados e inaugurando um novo momento para a modalidade, com isso, pavimentando um caminho que tende a congregar cada vez mais seus praticantes.

Paulo Roberto Souza

Paulo Roberto de Freitas Souza é pedagogo e botonista do estado do Amazonas - atualmente representando o Manaus FC - e um dos administradores do Fórum Mundo Botonista no Whatsapp. O manauara é praticante das modalidades 12 Toques, 3 Toques e Dadinho, tendo sido inclusive dirigente na Federação Amazonense de Futebol de Mesa. Atualmente, Paulo ocupa uma função estratégica como diretor de Comunicação da Confederação Brasileira da modalidade 3 toques.

....................................

paulo_souza@mundobotonista.com.br

(092) 9163-2106



Biblioteca de "Estrat3gia"
Reler publicações anteriores de Paulo Roberto Souza

Posts anteriores 
Por Quinho Zuccato 15 mai., 2024
1toQuinho+
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Mostrar mais
Share by: