Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Roberto de Lara Rodrigues (28/03/2024)

Você está preparado para o campeonato?

Com o corre-corre diário e as responsabilidades da vida adulta, muitas vezes deixamos de lado a preparação para jogar um campeonato. Seja uma etapa estadual ou um campeonato nacional, a preparação e o planejamento serão os diferenciais para alcançar o sucesso. Coisas simples como treinar com um amigo, praticar jogadas específicas de passagem de defesa, realizar chutes de diversas posições, escolher times e palhetas, preparar flanelas e mentalizar suas jogadas deveriam ser feitas muito antes do campeonato começar. Já vi muitos jogadores, inclusive os de ponta, levarem seu material para a competição e alguns minutos antes do início, decidirem que palheta vão usar, que time vão jogar, simplesmente dando uns poucos chutes a gol. Isto é preparação? Tem como melhorar? O que você faz antes dos campeonatos?

A preparação inclui estudo dos seus adversários - casualmente conseguimos assistir as partidas de muitos jogadores, seja pessoalmente ou por transmissões como as que o Mundo Botonista faz. É importante analisar as táticas, técnicas e estratégias utilizadas pelos jogadores, estudar uma forma de limitar seus pontos fortes: como um posicionamento de chute, lado da mesa, goleiro mais adiantado ou enterrado. Esse esforço pode lhe fornecer uma vantagem no confronto.

Para um campeonato: O que te motiva? Como criar o foco? O que você realmente quer neste campeonato?

É o título? Então visualize seu nome na galeria de campeões.

É o troféu? Então visualize você recebendo o troféu com os amigos te aplaudindo.

É chegar o mais longe possível no campeonato? Então dedique-se aos treinos e analise bem seus adversários.

É vencer um atleta em específico? Então estude os vídeos dos jogos dele e concentre-se para esta partida.

Defina sua estratégia, seu planejamento e você estará preparado.

Lembrem-se que muitos botonistas vão para um campeonato não com o intuito de ganhar, mas sim de participar e ver os grandes amigos que fez no futebol de mesa, e não há nada de errado nisso. Só conseguimos nos encontrar uma ou duas vezes no ano... às vezes nem isso. Claro que é importante esse contato com os amigos. Mesmo sem vencer ou alcançar o título, a experiência do campeonato terá valido a pena e, ademais, essa convivência com os amigos é única. Então aproveite.

Biblioteca de "Jeito & força"
Reler publicações anteriores de Roberto de Lara Rodrigues

Natural de Guarapuava-PR, Roberto de Lara Rodrigues, 43 anos, é bacharel em Educação física e o maior campeão individual de todos os tempos na modalidade 12 toques, tendo conquistado cinco Campeonatos Brasileiros e seis Copas do Brasil individuais. A genialidade e aptidão para as palhetadas vêm de família: Além de ter podido contar sempre com os conselhos do pai, Nilson Rodrigues (maior campeão Brasileiro máster da história), Robertinho tem no primo, Rogério Nascimento (ex-campeão Brasileiro e Mundial) um grande parâmetro e um afiado parceiro de treinos para as grandes competições. Aqui no Portal Mundo Botonista, Rodrigues brinda a comunidade do futebol de mesa com crônicas exclusivas para a coluna Jeito & Força.

....................................

robertinho@mundobotonista.com.br

Posts anteriores 
Por Ary Peter 25 abr., 2024
Botão com cordel
Por Giovanni Noblile 25 abr., 2024
Tá no filó
Por Julio Simi Neto 24 abr., 2024
Muito além das mesas
Por Marco D'Amore 21 abr., 2024
O rei está nu
Mostrar mais
Share by: