Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (12/09/2025)

Anora

Caros amigos e fiéis leitores d a coluna Muito além das mesas. Neste mês de setembro, o filme a ser destacado será aquele que, com justiça, levou em 2025 o Oscar de Melhor Filme. Estou escrevendo sobre o engraçado, nervoso e agitado “Anora” (2024) do inteligente diretor Sean Baker, o mesmo que dirigiu o ótimo filme “Projeto Florida” (2017) que teve a presença do ator Willem Dafoe.

Em “Anora”, o diretor Baker, além de dirigir, também escreveu o roteiro que conta a história de uma jovem que atua como dançarina do mundo do sexo conhecida como Ani ou Anora (excelente atuação da atriz Mikey Madison). Ela trabalha durante as noites em uma boate no Brooklyn. Exercendo seu ofício, Ani (Madison) conheceu um rapaz alegre, rico e solteiro de nome Ivan Zakharov (Mark Eydelshteyn). Ele está de férias nos Estados Unidos e é filho único de um oligarca e milionário russo. Ani, ao se relacionar com o irresponsável Ivan (Eydelshteyn), pensa que seu dia de Cinderela enfim chegou e assim encontrou o seu príncipe encantado. Ivan faz um acordo e a contrata por uma semana. Ani aceita e, juntos, incluindo mais dois casais amigos do rapaz, eles vão curtir tudo de bom que o dinheiro e as drogas podem oferecer, até irem jogar nos cassinos em Las Vegas.

Nessa farra, Ivan e Ani se casam oficialmente, com isso ela enfim acredita que seu sonho foi realizado de sair daquela humilde casa em que vive para se tornar uma princesa. Porém, logo essa notícia de casamento chega aos ouvidos dos pais do Ivan, e aí tudo vai mudar. Os amigos da família do rapaz seguem a ordem de separar o casal, até que a anulação desse casamento seja tomada com a chegada dos seus pais aos Estados Unidos. Porém, ele escapa e surge então mais confusão. Ivan é procurado durante o dia e na madrugada nos bares, lanchonetes e boates do Brooklin, até ser encontrado.

“Anora” é genial! Um filme redondo, onde quatro gêneros se encaixam perfeitamente, sendo: drama, romance, ação e aventura. As atuações do elenco estão na medida certa e a surpresa está no trabalho dessa surpreendente atriz Mikey Madison. Espero que ela não pare por aí. “Anora” levou a Palma de Ouro em Cannes de Melhor Filme. Pela Academia, recebeu seis indicações ao Oscar e conquistou com justiça cinco estatuetas nas categorias de: Melhor Filme / Melhor Diretor (Sean Baker) / Melhor Atriz (Mikey Madison) / Melhor Edição e Melhor Roteiro Original.

Se você gostou da dica, pode então chamar sua esposa, companheira ou amigos e assistir. Um filme diferente que vale a pena ser conferido, pois ele está na plataforma Amazon Prime à sua espera.

Anora
Direção: Sean Baker
Roteiro: Sean baker
Título original: Anora
Lançamento: 2024
Produção: Alex Coco, Samantha Quan e Sean Baker

Distribuição: Neon (EUA)

Duração:  (139 minutos)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Claudio Pinho 23 de agosto de 2025
Fala sério!
Por Camilo Gubitosi 21 de agosto de 2025
Todas as cores do Mundo
Por Giuseppe Spasiano 20 de agosto de 2025
Subbuteo Planet
Por Jeferson Aparecido 18 de agosto de 2025
Notícias do Mundo
Mostrar mais