Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por Alysson Cardinali (17/05/2022)

Com Brayner tetracampeão, RJ domina a Copa do Brasil de dadinho.

Considerado o principal centro da modalidade dadinho no país, o Rio de Janeiro fez jus à fama na 13ª Copa do Brasil - Modalidade dadinho - de 2022, realizada em Manaus (AM), nos dias 14 e 15 de maio. Dos oito melhores botonistas na Série Ouro, seis são de clubes cariocas – as exceções foram Bruno Romar (Corinthians), sexto colocado, e Capela (Avaí), sétimo. A começar por Brayner Wertmuller (River), que venceu por 3 a 0 Ronald Neri (Flamengo), na final, e faturou o tetracampeonato da competição. Adriano (Lafume) ficou em terceiro lugar, César Muniz (Olaria) foi o quarto colocado, Wellington (Flamengo), terminou a competição na quinta posição e Léo Azeredo (Lafume) na oitava.


Na Série Prata, o desempenho dos cariocas também foi digno de elogios. Castilho (America) ficou com o vice-campeonato, ao empatar em 2 a 2 com o campeão João Paulo (Eldorado Futmesa). Rodrigo Costa (Lafume) conseguiu a quarta colocação, mesmo perdendo por 3 a 1 para Marcelo Rodrigues (São Braz-PR), que faturou a terceira posição. O quinto lugar foi de Mário Burgel (Zona Sul-RS), seguido por Jhonata Rosas (Nacional-AM), Altevir Almeida (Rio Negro-AM) e Winnetou (Manaus-AM).

Já na Série Bronze, embora nenhum clube do Rio de Janeiro tenha ficado entre os oito melhores, não faltaram bons jogos e emoção. O pódio, inclusive, foi dominado apenas por clubes do Amazonas. André Luiz (Nacional) sagrou-se campeão, ao empatar em 0 a 0 com Antônio Frota (Banca Forte) na decisão. O terceiro lugar ficou com Miguel Marialva (Banca Forte). Na quarta posição, Ulisses Monteiro (Banca Forte), seguido por Paulo Souza (Rio Negro), RPM (Nacional), Murillo Moraes (Rio Negro) e Thiago Loreto (São Raimundo).


Organizado pela Federação Amazonense de Futebol de Mesa (FEFMAM), juntamente com a Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), a competição, que contou com a presença de 48 botonistas e foi realizada no Novotel, no Distrito Industrial de Manaus, ainda trouxe uma novidade. Com o intuito de promover a prática da modalidade entre os adolescentes, a competição teve, também, a disputa da Série Sub-18, com a presença de dois atletas. O título ficou com Dudu (América), que levou a melhor sobre Hudson (Nacional-AM) na decisão.

Confira galeria de imagens do evento:


  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão
  • Título do Slide

    Escreva sua legenda aqui
    Botão

Biblioteca de "Planeta Dadinho"
Reler publicações anteriores de Alysson Cardinali

Nascido em Nova Friburgo (RJ), mas morando há 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, o jornalista esportivo Alysson Cardinali, com passagens pelos jornais O Fluminense, Jornal dos Sports, O Dia, revistas Placar e Invicto, além do canal SporTV, atualmente está no Grupo Infoglobo e é um apaixonado não só pela profissão, mas pelo futebol de botão. Praticante da modalidade dadinho, Alysson, de 50 anos, é federado pela Liga dos Amigos de Futebol de Mesa (Lafume) e, além de disputar as competições oficiais pelo Brasil, pretende divulgar o esporte e angariar cada vez mais praticantes para perpetuar o futebol de botão entre as futuras gerações.

....................................

cardinali@mundobotonista.com.br


Posts anteriores 
Por Sérgio Travassos 16 mai., 2024
De toque em toque
Por Quinho Zuccato 15 mai., 2024
1toQuinho+
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Mostrar mais
Share by: