Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (30/10/2020)

A força do gol contra.

A coluna dessa semana se reporta a um questionamento feito pelo amigo Alexandre Cândido, atleta do Cisplatina, de São Paulo. Ele pergunta: o adversário ao realizar um chute a gol comete falta, porém, a bola bate no meu goleiro e entra no gol dele. O que marcar? Falta ou gol? 

Como já dito em uma coluna Dr. Regras anterior, só em duas situações um gol contra, quer o acionamento tenha sido feito por um botão ou pelo goleiro, não é validado: uma é na cobrança de lateral e a outra no caso de tiro de meta, quando a bola não tiver entrado em jogo por não ter saído da grande área.

E como está escrito no Artigo 82, “o gol contra a própria equipe, feito por um jogador, terá prioridade de marcação em relação a qualquer infração a favor do oponente beneficiado com o gol”. Portanto, o fato de ter cometido a falta é sobrepujado pela entrada da bola no próprio gol. O gol deve ser marcado. 

Referências:
MODALIDADE BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 62; Artigo 80; Artigo 82.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Biblioteca de "Dr. Regras"
Reler publicações anteriores de Carlos Cláudio Castro
Posts anteriores 
Por Claudio Pinho 26 de abril de 2025
Fala sério!
Por Erismar Ferreira Gomes 26 de abril de 2025
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 20 de abril de 2025
É tudo botão
Por Breno Marques 19 de abril de 2025
Insight
Mostrar mais