Painel do Mundo
Por Giuseppe Spasiano e Paulão Costa (20/08/2025)
Entre flicks e triunfos: Nacionais de Subbuteo evoluem

Nos dias 09 e 10 de agosto de 2025, São Paulo, no Clube Cisplatina, foi palco de um fim de semana épico para o Subbuteo Brasileiro: o 11º Campeonato Brasileiro e a 6ª Copa do Brasil, realizados com disputas por equipes e individuais vibrantes, reunindo as principais equipes e talentos da regra, contando assim com 20 atletas representando nove clubes (Vasco da Gama - RJ, Palmeiras - SP, Corinthians, Bangu - RJ, APCEF-PE, Torigno - SP, Náutico, Bangú - PR e Tigres/Ideal - PR) presença essa que fez com que o 11º Campeonato Brasileiro e a 6ª Copa do Brasil se tornassem os maiores campeonatos historicamente já realizados em todos os tempos!
Uma grata surpresa
Nos dois eventos tivemos incríveis 229 gols, onde os atletas se preocuparam em jogar para a frente e tentar ao máximo passar de fase. Outro número importante foi a presença de nove clubes representando as regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
O Campeonato Brasileiro Individual e o Campeonato Brasileiro por Equipes da regra Subbuteo são disputados desde o ano de 2013, quase que ininterruptamente, tendo sido paralisado apenas em função da pandemia COVID-19. Já a Copa do Brasil Individual aconteceu entre os anos de 2015 e 2016, sendo retomada em 2022. Tais números evidenciam que o interesse pela regra está crescendo a cada ano e despertando o interesse das instituições pelo Subbuteo, que vem se desenvolvendo, cada vez mais, a nível nacional.
11º Campeonato Brasileiro
O início do campeonato foi dado pela disputa dos clubes, tendo como campeão o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, após vencer o Tigre/Ideal de Londrina (PR) por 3x0.

Logo após o confronto das equipes, foi a vez dos atletas, divididos em quatro grupos de cinco atletas, darem início à disputa de um dos campeonatos mais técnicos que a modalidade já viu na história do Subbuteo brasileiro. Fred Elesbão, do Náutico-PE, sagrou-se bicampeão brasileiro após uma final espetacular de 6x3 contra Abel Cêpa (Vasco da Gama-RJ) de forma invicta, após sete vitórias em sete jogos. Completaram o pódio Jefferson Genta (Palmeiras-SP) em 3º lugar e Giuseppe Spasiano (Torino-SP) em 4º lugar. Paulão (Vasco-RJ), Michilin (Palmeiras-SP), Daniel (Vasco-RJ) e Travassos (Torino-SP) foram os componentes do pódio ao final do Brasileiro.

6ª Copa do Brasil
No dia 10 de agosto, foi disputada a 6ª Copa do Brasil, que culminou com a vitória de Fred Elesbão (Náutico-PE). A competição foi disputada por 13 atletas distribuídos em três grupos de três atletas e um grupo de quatro atletas. Culminou com a final disputada entre Giuseppe Spasiano (Torigno-SP) e Fred Elesbão e, após o final do apito, o placar de 4x1 coroou outra brilhante campanha do atleta do Timbú, que conquista o bicampeonato e leva para casa seu segundo troféu de campeão nacional neste ano de 2025. Em terceiro lugar chegou Peter van den Houten (Bangu-RJ) e já na quarta posição chegou Alex Leal (Bangú-PR). Travassos (Torino-SP), Alencar (Corinthians-SP), Daniel (Vasco-RJ) e Rony (Ideal/Tigre-PR) completaram o pódio.

Ambos os eventos deixaram um legado muito importante para o subbuteo brasileiro, onde os atletas se uniram para trocar ideias e experiências representativas para o crescimento da modalidade a nível nacional, com a chegada de novos atletas e novos clubes a cada ano que passa! Viva o Subbuteo! E até o próximo ano!
Biblioteca de "Subbuteo Planet"
Reler publicações anteriores dos cronistas desta coluna.
Giuseppe Spasiano é italiano de Nápoles, radicado no Brasil e apaixonado pela arte do "girello", top spin, muito usada quando jogava com os amigos entre o 1979 e 82 na modalidade conhecida agora como "Old Subbuteo". Ao ver no Youtube uma entrevista com o compatriota Massimo Bolognino "Dedo de Dios", campeão mundial 22 vezes, foi arrebatado pelo desejo de retomar a paixão dos tempos de adolescente. Trinta e cinco anos depois, em 2017, resolveu reiniciar-se na prática - agora do subbuteo moderno - conhecido em 25 países como futebol de mesa. Hoje, atuando como atleta do Vasco da Gama-RJ, Pepe teve passagens pela Portuguesa-DF, Fortaleza-CE, Torigno-SP e Clube dos Aliados-RJ.
....................................
pepe@mundobotonista.com.br