Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA
Planeta Dadinho

Por José Jorge Farah (17/04/2024)

A grande missão da Copa do Brasil

A Copa do Brasil chega à sua 19 edição em Varginha-MG resgatando sua vocação de desbravar fronteira e difundir a modalidade para centros menores.

Saudações a todos. Estamos de volta para falar sobre o esporte que amamos. Primeiramente desejamos que todos tenham uma grande temporada, com muitas competições de futebol de mesa, o nosso jogo de botões. O primeiro tema que escolhi trazer para os amigos foi a Copa do Brasil da 12 toques, que é a competição nacional da regra que melhor possibilita promover a difusão do esporte, devido ao número menor de participantes, o que possibilita demonstrações da regra, com mais facilidade e compreensão do público e admiradores que acompanham as transmissões. A competição terá duas categorias: adulto e máster apenas, mas esperamos que futuramente, com o crescimento da regra, seja possível contar também com a categoria Sub 18.

Adulto e máster terão, pelo menos, 64 atletas competindo, ou seja, 32 partidas sendo jogadas simultaneamente. Isso possibilita uma maior visibilidade e melhor compreensão de quem assiste ao evento. Essa exigência menor na quantidade de mesas viabiliza que a competição seja realizada em novos polos (sem tantos recursos), permitindo levar a modalidade a localidades menos prestigiadas - o que contribui para a difusão da regra.

Hoje as demais competições nacionais da regra 12 toques (os Brasileiros individual e de clubes) buscam sempre locais onde existam aeroportos para facilitar o deslocamento dos atletas, visto que o custo para comparecer em qualquer evento sempre é alto - lembro que a maioria dos atletas não possui um patrocinador que banque as seus gastos com viagens. Quanto menor o deslocamento, menor será o custo para estar presente no evento e, por conseguinte, maior a chance de realização de uma competição bem sucedida. A parte técnica nem se discute pois a Copa do Brasil sempre é disputada por grandes atletas. 

Como sabemos, a 12 toques é a regra brasileira mais divulgada internacionalmente. A CBFM pretende, com o devido tempo, internacionalizar as demais a fim de fomentar dentro do esporte o interesse de mais praticantes ao criar novas opções. Se tomarmos como exemplos outros tantos esportes, que possuem “regras e modalidades” diferentes, o futebol de mesa tem espaço para crescer muito ainda. Creio que a Copa do Brasil é o um excelente caminho para tanto.

Este ano, por exemplo, o torneio vai alcançar sua 19ª edição e acontecerá na cidade de Varginha no estado de Minas Gerais, com as expectativas de ser uma grande competição, principalmente por se tratar de um novo polo, o que pode possibilitar um maior interesse a adesão de novos atletas e novas competições. É importante lembrar que as regras 1 Toque (em suas duas vertentes), o Dadinho e a 3 toques são também bastante difundidas nacionalmente, sendo esta estratégia de promoção extensiva a elas.

Nosso esporte, independentemente da regra, tem que aproveitar estes novos caminhos que nos permitem crescer e ampliar o número de novos adeptos. Nosso desejo é expandir e alcançar todos os estados, gerando novas amizades mesmo nos centros mais distantes. Não menos importante são as chamadas “ligas amadoras” - embora todos nós sejamos amadores - com a única diferença que no nosso meio há muitos botonistas que não desejam jogar de maneira tão comprometida como os atletas federados. Creio que entre estes o número de adeptos seja infinitamente maior. O importante, amigos, e que tanto uns quanto os outros, amam praticar nosso esporte. Juntos somos mais fortes. Viva o futebol de mesa.

Biblioteca de "CBFM em ação"
Reler publicações anteriores de José Jorge Farah

José Jorge Farah Neto, gestor desportivo e jornalista, nasceu em São Paulo, capital, presidente da CBFM (desde 2020) e da FPFM (desde 2018), anteriormente ocupou a cadeira da presidência da Federação Paulista de 2007 a 2014. Autor do "Almanaque do Futebol Paulista" de 2000 a 2014, o historiador de futebol de mesa José Farah tem inúmeras contribuições ao futebol de mesa nacional e dentro da plataforma Mundo Botonista escreve sobre gestão esportiva e sobre os bastidores das instâncias que comandam o futebol de mesa no Brasil.
....................................

farah@mundobotonista.com.br

(011) 99944-3000

Posts anteriores 
Por Ary Peter 25 abr., 2024
Botão com cordel
Por Giovanni Noblile 25 abr., 2024
Tá no filó
Por Julio Simi Neto 24 abr., 2024
Muito além das mesas
Por Marco D'Amore 21 abr., 2024
O rei está nu
Mostrar mais
Share by: