Painel do Mundo
o blog do
MUNDO
BOTONISTA
Por Carlos Cláudio Castro (12/03/2021)
Palheta que não mexe botão não conta!
Hoje vamos abordar um questionamento feito pelo Valença, atleta de Recife, Pernambuco: “botonista coloca a palheta sobre um botão, retira deste botão e coloca sobre outro botão e faz isso várias vezes até decidir por um botão para jogar, isso pode?”
O acionamento ou toque de um botão acontece por meio da colocação da palheta sobre ele, pressionando-o contra a superfície da mesa. Tal acionamento tem que acontecer estando a bola parada e o toque só é considerado concluído quando após ter-se colocado a palheta sobre o botão, ele se mover um mínimo visível que seja.
Não é considerado toque, portanto, e aí respondo ao amigo Valença, quando a palheta apenas toca o botão sem que ele se mova, podendo o botonista voltar a palhetar esse botão ou outro qualquer, normalmente. Então, em tese, é possível sim colocar a palheta sobre vários botões, sem fazê-los mover, antes de efetuar o acionamento propriamente dito.
Mas, agora temos outra questão em pauta, o tempo gasto pelo jogador, que detém a posse de bola, para executar o lance. Uma demora excessiva nessa “indecisão” pode caracterizar anti-jogo, em sua forma mais comum, a “cera, que consiste em todo e qualquer artifício ou recurso que um jogador use com a intenção de fazer o tempo de jogo passar e, consequentemente, prejudicar o adversário, a fim de assegurar um resultado favorável a ele ou mesmo a terceiros.”
Trata-se de uma falta disciplinar grave e como tal dever ser punida com falta técnica. É direito claro e inquestionável do botonista prejudicado, mesmo sabendo da dificuldade da marcação, em função dos jogos de nossa modalidade, em sua esmagadora maioria, acontecerem sem presença de árbitros. Mais uma vez apela-se ao bom senso e fair play dos atletas, lealdade e honestidade devem nortear nosso esporte.
Referências: REGRAS OFICIAIS, MODALIDADE 12 TOQUES, EDIÇÃO MARÇO 2020 – v7, Artigo 25, Item 25.1; Artigo 101; Artigo 105.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “ a arte torna a vida suportável”, fanático torcedor do Vozão, estudioso do Futebol de Mesa, membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280
Posts anteriores
Mostrar mais