Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Valmar Talamo Domingues (15/07/2023)

O valor de uma palheta...

Saudações mais uma vez aos craques da palheta. Na coluna anterior comentei que traria a vocês a forma como o Futebol de Mesa foi se alastrando, vamos dizer assim, aqui nos EUA. Então, vamos falar um pouco do início dessa história que, é bom lembrar, ainda segue sendo feita.


Num determinado domingo à tarde no começo de 2018, em Katy, Texas, região metropolitana da Houston, eu estava navegando pelo Facebook, quando apareceu uma sugestão do aplicativo sobre um grupo dedicado ao Futebol de Botão. Isto por que um amigo meu (Alexandre Floriano), que vive no Brasil, havia gostado de um vídeo de um gol postado por algum participante. Resolvi então checar, e a sensação de ver tanta gente jogando Futebol de Botão foi muito boa, me fazendo então buscar e abrir a caixa na qual guardava todos os meus times de botão (Gulliver, Canindé, Brianezi, Bolagol) que haviam sido adquiridos na segunda metade da década de 70, e que eu havia trazido comigo quando me mudei para cá em 2001.

 

Comecei então a brincar em cima da pia de mármore da minha casa, já que não tinha mesa naquela época. Resolvi então fazer um vídeo e postar naquele mesmo grupo. No vídeo havia times, traves, bolinha e a palheta da Brianezi. Momentos depois, um tal de João Henrique fez um comentário no meu post, perguntando se a palheta que eu utilizava era Brianezi e que ele estaria interessado em trocar um time por esta palheta. Depois de pensar muito, resolvi então fazer o negócio, pois eu tinha mais quatro palhetas desta e o time que foi oferecido me agradou bastante, além de ser de um material que até então eu não conhecia (vidrilha), e que era parecido aos Brianezi que eu tinha. 

i.,Trecho do vídeo que postei no Facebook 2018 com equipamentos  da Brianezzi

Pois bem, essa foi a primeira comunicação minha (pensei eu) com o João, criador da “Button Soccer USA”, que vivia em New York. O mais interessante foi descobrir, depois de alguns meses, que havia sido com ele que eu havia me comunicado em 2009, nove anos antes, procurando uma mesa aqui nos EUA, depois de encontrar o nome dele ligado ao Futebol de Botão em uma busca na internet. Naquela época, morávamos em estados diferentes dos que vivíamos em 2018. Ele tinha uma mesa disponível, construída por ele, mas o alto custo para transportá-la, acabou sendo um fator determinante para que o interesse esfriasse.


Mas essa palheta acabou abrindo o caminho de uma grande amizade, apesar das 1.500 milhas de distância. Amizade esta que acabou por dar suporte necessário para que o Futebol de Mesa fosse se ajustando em meio às dificuldades de  obtenção de material, e crescesse ao ponto de estar como está nos dias de hoje. Trocamos experiências, tutoriais para a confecção de mesas e times, e ideias em relação às mesas de vinil que acabamos por adotar em Houston, além de referências sobre aos fornecedores que tínhamos disponíveis no Brasil, e como trazer o material para suprir o nosso esporte aqui.


O trabalho feito pelo João naquela época, e o que segue sendo feito pelo pessoal da área de New York e New Jersey, foi e é determinante para que o Futebol de Mesa siga hoje forte e crescendo. Trabalho realmente notório feito de forma impressionante e que vai ser tema de uma das nossas próximas colunas. Como os amigos puderam ver, o valor de uma palheta é algo imensurável... e neste caso, em especial, foi o primeiro elo dessa corrente de guerreiros futmesa d´além mar aqui nos EUA. Um grande abraço direto de Nashville, a casa da recém-criada Music City Button Soccer League!

Biblioteca "Botões d´além Mar"

Reler todas as colunas .

Paulistano radicado nos EUA, Valmar Talamo Domingues é formado em Comunicação Visual e Ilustração, com larga experiência na area de Seguros, e também na indústria de Petróleo e Energia, na qual atualmente atua. Divide o tempo livre entre pinturas a óleo, desenhos e futebol de botão, sempre apreciando uma boa Música. É o idealizador e criador da Liga Houston de Futmesa, no estado do Texas, e também da recém criada Music City ButtonSoccer, no Tennessee, ambas nos EUA. Valmar considera o Futebol de Botão um dos principais elos de amizade e, sendo um jogo lúdico, uma grande ajuda para a manutenção da saúde mental, em meio ao stress do dia a dia..

....................................

valmar@mundobotonista.com.br
+1(615) 294-8947

Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Por Chico Junior 01 mai., 2024
Submundo
Mostrar mais
Share by: