Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Chico Júnior (19/10/2025)

Rolos

Olá, meus amigos, é muito bom estar com vocês novamente e interagir por meio das histórias que trago para esta coluna. O futebol de mesa é um esporte maravilhoso. Na minha opinião, é disparado o melhor de todos. Quem não concorda, dane-se! Esse esporte nos dá muitos prazeres, vitórias, más companhias, gols improváveis, aquelas amizades estreitadas nos botecos e, lógico, as viagens cheias de causos para contar. Há, ainda, algo que todo botonista que se preze adora, que é bater um bom rolo (que é como nós, botonistas, chamamos o ato de trocar materiais de jogo). Não à toa, todo campeonato tem aquela muvuca cheia de botonistas, desesperados, em busca do time da vida.

Não tem como falar de rolo sem lembrar do Sr. Anacleto Zuccato, presença em todos os abertos, com aquele seu sorriso largo e com aqueles intermináveis times. Uma vez fiz um rolo com ele; dias depois, achei um botão que ele havia trocado perdido no meu ônibus. Liguei para ele e a resposta foi direta: "Relaxa, Chico, eu já troquei". Ou seja, vários times que ele trocava, ele mal via. simplesmente os trocava para agradar os inúmeros amigos que fazia por onde passava.

Uma vez, durante o Campeonato Brasileiro realizado na Sabesp, Seu Anacleto estava com seus times e chamou a atenção dos policiais, que foram ver os muitos botões que estavam com ele. Tiramos uma foto, que publiquei num blog que eu editava naquela época, ilustrando uma matéria que, em tom de brincadeira, dizia que "a casa do Anacleto havia caído" e que a polícia confiscara sua coleção por ele não ter nota fiscal dos produtos. Mesmo sendo uma grande brincadeira, o Sr. Hideo, ao ler, ficou indignado e ligou para o Anacleto, dizendo que tinha um conhecido na Receita Federal e que iria reaver os times. O Sr. Anacleto caiu na gargalhada e logo depois meu celular tocou, era o Sr. Hideo me passando o maior sermão.

Seu Anacleto infelizmente nos deixou em 2011, mas o legado do rolo continua hoje espalhado por todos os cantos do país, afinal rolo é vida! Aproveito, que esta é a minha última crônica do ano aqui da coluna SubMundo para desejar a vocês, meus queridos leitores, boas festas. Foi um prazer estar com vocês durante essa temporada. Nos vemos novamente em 2026.

Biblioteca de "SubMundo"
Reler publicações anteriores de Chico Júnior

Francisco Junior ou simplesmente Chico, é um paulista torcedor do Fluminense, jornalista de formação, publicitário de ofício, apaixonado pelo futebol de mesa.  Agente do caos, Chico gosta mesmo é de contar seus causos e desenterrar aquelas histórias que muita gente, se pudesse escolher, preferiria manter bem sepultadas. É ele o responsável por dar toque de humor ao Portal Mundo Botonista toda segunda-feira.

....................................

chico_jr@mundobotonista.com.br
(011) 94101-7908

Posts anteriores 
Por Giuseppe Spasiano 18 de outubro de 2025
Subbuteo Planet
Por Quinho Zuccato 17 de outubro de 2025
1 toQuinho +
Por Rodrigo Arbusa Villanova 13 de outubro de 2025
Todas as cores do mundo
Por Márcio Bariviera 12 de outubro de 2025
Botão raiz
Mostrar mais