Painel do Mundo
Por Carlos Cláudio Castro (10/07/2025)
Acionamento e culpa

Fui alertado por amigos botonistas sobre um questionamento surgido em grupos da Regra 12 Toques: “Um botão é acionado na tentativa de pegar a bola, no entanto, ele colide com outro botão do seu próprio time e este colide com um botão do time adversário. Qual botão deve sair de campo, o que foi acionado ou o botão que colidiu com o botão adversário?”
Conforme o Artigo 32 do texto da Regra 12 Toques, os botões, mediante acionamentos e choques legais entre si, podem adquirir posições irregulares, devendo ser removidos em algumas situações, entre as quais o “Item 32.7 - Para ser colocado na pista lateral do campo, junto à linha central, quando esse botão, por acionamento, atingiu ou fez outro botão de seu time atingir, sem antes tocar(em) a bola, botão ou goleiro adversários, ou seja, cometeu falta.”
Assim sendo, a questão chave é o ACIONAMENTO. O botão que será deslocado para a pista lateral do campo é o que foi acionado com a palheta, esta é a origem primordial da infração. O que ocorreu depois foi consequência da ação inicial do botão causador da irregularidade e faz parte das circunstâncias de jogo, incluindo o posicionamento final do(s) botão(ões) envolvido(s) na(s) colisão(ões). O imponderável faz parte do jogo, não se pode ter controle total sobre o desenrolar das jogadas.
Uma possibilidade é supor que o botonista faltoso tenha feito o lance de propósito com o intuito de levar vantagem posicional quando da retomada da posse de bola. Aqui, duas coisas a considerar, primeiro, a dificuldade técnica da jogada, o que seria mérito do botonista, segundo, o ônus de cometer uma falta que dará chance de ataque para o adversário.
A regra existe com a finalidade de estabelecer justiça para a contenda, igualdade de oportunidades, não de efeitos, afinal, trata-se de uma competição. Assim sendo, ela é constantemente discutida no sentido de ser aprimorada. E você, caro leitor, o que pensa sobre o assunto? Acha que a regra precisa ser modificada? Dê sua sugestão nos comentários.
Grande abraço e até a próxima!
Referências:
REGRA BOLA 12 TOQUES
REGRAS OFICIAIS EDIÇÃO JANEIRO 2025.
O cearense Carlos Cláudio Alencar de Castro é médico neonatologista, adepto do lema “a arte torna a vida suportável” e fanático torcedor do "Vozão" (Ceará Sporting Club), do qual é membro efetivo do conselho deliberativo. Carlos é um estudioso do Futebol de Mesa, ex-membro do Comitê Gestor das Regras 12 Toques da CBFM e responsável direto por levar a modalidade 12 toques para o estado do Ceará.
....................................
carlos_claudio@mundobotonista.com.br
(085) 99158-6280