Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Quinho Zuccato (22/03/2023)

MF Premium.

Saudações amigos do Mundo botonista. Antes de qualquer coisa, permitam-me iniciar dizendo que é uma imensa satisfação seguir por mais uma temporada com a minha coluna conversando com toda a comunidade do futebol de mesa na maior plataforma "botonística" do Brasil!


O tema dessa primeira crônica não poderia ser outro: a nova bolinha MF Premium, que vem gerando muita dúvida e polêmica desde o final do ano passado. Seria ela a melhor bolinha já produzida? Seria ela uma bolinha com mais durabilidade? Seria ela a salvação da nossa modalidade?


Bem, para início de conversa, gostaria de esclarecer uma situação. Li algumas mensagens envolvendo meu nome, nas quais eu estaria "criticando" a nova bolinha. Quero aqui deixar claro que minha ressalva em relação a ela referia-se, naquele momento, ao investimento maior que a Federação Paulista teria de fazer no ano de 2023 e também ao curto período de testes para a adoção da MF Premium de maneira oficial pela instituição.


A meu ver,  um torneio oficial somente não é parâmetro suficiente para a implantação do novo equipamento. Por isso, consultado na ocasião, me posicionei daquela forma. Creio que esta seja uma questão primordial. Pouco mais de uma semana antes dessa nova bolinha ser aprovada pela maioria dos atletas paulistas no torneio início em São Paulo, a CBFM emitira uma nota decretando o modelo MF200 como a bola oficial dos torneios nacionais em 2023.


Defendo que tenhamos toda a temporada atual para testar de maneira criteriosa e sem atropelos a nova opção de bolinha apresentada pelos desenvolvedores Castilho & Ribeiro para, ao final do ano, podermos avaliá-la com mais elementos e acerca de outros aspectos (como a durabilidade e do custo-benefício, por exemplo), critérios só observáveis com mais tempo de uso.


Por fim, considero que com a decisão da Federação Paulista sobre a adoção imediata da nova MF Premium, os botonistas de São Paulo começam o ano em desvantagem com relação aos demais estados na corrida pelos títulos nacionais, uma vez que serão únicos a não estar jogando seus eventos com bolinha escolhida pela Confederação Brasileira em seus campeonatos
 

Grande abraço a todos e até a próxima!

Biblioteca de "1 toQuinho +"
Reler publicações anteriores de Quinho Zuccato

O Socorrense Marcus Paulo Liparini Zuccato, ou simplesmente Quinho, como é conhecido no meio botonístico, está entre as maiores lendas do futebol de mesa. Campeão mundial, foi talhado para caçar títulos desde garoto, (campeão brasileiro da categoria principal aos 15 anos de idade, um recorde até hoje jamais igualado. Enquanto colunista do Mundo Botonista, a cada semana Quinho divide um pouco do que sabe sobre questões relacionadas à técnica de jogo na modalidade 12 toques.

....................................

quinho_zuccato@mundobotonista.com.br

(019) 99285-2374

Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Por Chico Junior 01 mai., 2024
Submundo
Mostrar mais
Share by: