Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Chico Junior (14/05/2025)

A molecada nos ensina

Guilherme e Benício em partida do Brasileiro POA2025 - categoria Sub18

Mais um Campeonato Brasileiro se foi, rapaziada, quantas histórias, quantos momentos, e quantas lições, e é sobre elas que escrevo nas linhas abaixo. Antes de mais nada, me cabe agradecer ao povo gaúcho, povo aguerrido, que fez de tudo para que os botonistas se sentissem em casa. Que local agradável. Saudades sentirei de todos, como também do pão de batata sabor carne de panela servido em uma das lanchonetes.

Pois bem, mas vamos tratar aqui de um assunto que nem é engraçado — conduta — e quero iniciar pelo grande exemplo vindo dos mais jovens. Tenho a total certeza que essa geração é muito melhor que a minha, uma molecada nota dez.

Pedrinho estava jogando com um garoto de quem me foge o nome agora. O menino, nitidamente, estava com dificuldade, e ao fazer seu primeiro gol, o Pedrinho foi lá e lhe deu um abraço. Também foi o Pedrinho o primeiro a chegar para consolar o Tuguinha, que foia às lágrimas ao ser eliminado do torneio. O que falar então do Lino Bala (disparado o nome mais legal de um botonista em todo o circuito) que, antes da final, foi flagrado orando. Lino, mesmo com a frustração da derrota, esperou olimpicamente seu adversário comemorar sua conquista para lhe dar um abraço. Essa molecada é maravilhosa. Espero que eles permaneçam muitos e muitos anos conosco. 

Pódio do Brasileiro POA2025 - categoria Sub18

Não há como encerrar essa crônica sem dar parabéns ao Heitor, que começou a jogar botão praticamente ontem. Com postura de campeão, foi lá ganhou o Brasil e logo depois tava fazendo amistosos. Parabéns também ao Arlindo, pai do Heitor. Espero que todos nós, mais velhos, possamos aprender com a atitude destes meninos. Eles nos ensinam a amizade como componente essencial do futebol de mesa com respeito, carinho e cuidado com o oponente. Algo que não deveríamos nunca perder, não importando a idade. Viva os meninos do futebol de mesa da nova geração. Viva o futuro do nosso esporte!

Abraço a todos.

Biblioteca de "SubMundo"
Reler publicações anteriores de Chico Júnior

Francisco Junior ou simplesmente Chico, é um paulista torcedor do Fluminense, jornalista de formação, publicitário de ofício, apaixonado pelo futebol de mesa.  Agente do caos, Chico gosta mesmo é de contar seus causos e desenterrar aquelas histórias que muita gente, se pudesse escolher, preferiria manter bem sepultadas. É ele o responsável por dar toque de humor ao Portal Mundo Botonista toda segunda-feira.

....................................

chico_jr@mundobotonista.com.br
(011) 94101-7908

Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Sidney Alves 9 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Mostrar mais