Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

  Por Julio Simi Neto (03/10/2025)

O último rei da Escócia

Caros amigos e fiéis leitores do “Muito Além das Mesas”, o filme deste mês é uma pequena obra-prima de um drama histórico intitulado “O Último Rei da Escócia” (2006), que foi dirigido pelo escocês Kevin Macdonald e roteirizado pela dupla Peter Morgan e Jeremy Brock, ao se inspirarem no romance que possui o mesmo título do filme, escrito pelo inglês Giles Foden, sendo publicado em 1998. O que você irá conferir nesta mistura de ficção e realidade é a vida do conhecido ditador africano de Uganda chamado Idi Amin Dada (1928 – 2003), aqui interpretado de forma brilhante pelo ator texano Forest Whitaker, que levou seu primeiro Oscar na carreira de Melhor Ator por esse trabalho.

Tudo começa quando o protagonista fictício, um jovem médico escocês recém-formado de nome Nicholas Garrigan (James McAvoy), resolve se aventurar e acaba indo clinicar na África em meio às aldeias no interior de Uganda. O médico, ao chegar em 1971, encontrou o general Idi Amin Dada (Whitaker) já governando o país, pois havia derrubado, por meio de um golpe, o governo do seu opositor Milton Obote, que estava no poder, e assim ele é o novo presidente de Uganda com o apoio do exército.

Durante uma visita a uma aldeia, o general Idi Amin sofreu um pequeno acidente em uma de suas mãos. O Dr. Nicholas é chamado para tratar do ocorrido, e ali inicia uma amizade com o general, se tornando seu médico particular de confiança e consultor político ao participar das decisões do seu governo, o que levou o jovem a sonhar alto com a fama. Porém, com o passar do tempo, o médico percebe que o general se torna um ditador cruel ao cometer atrocidades com aqueles que se opõem ao seu governo. Então, temendo pela sua própria vida, além de ele ter tido um relacionamento íntimo com uma das esposas de Idi Amin, o Dr. Nicolas, sem opção, prepara a fuga de Uganda, mas o general descobre sua traição. Será que ele irá conseguir!?

“O Último Rei da Escócia” é um filmaço! Um suspense tenso que possui uma fotografia caprichada. O filme, na época, foi bem recebido nos festivais em que foi exibido, e o ator Forest Whitaker conquistou com justiça o Oscar de Melhor Ator, como também levou o seu Globo de Ouro. Enfim, se você ainda não assistiu “O Último Rei da Escócia”, pode chamar sua esposa, companheira ou amigos e desfrutar!

O filme está na plataforma da Disney, e conheça um dos piores ditadores sangrentos que a África já teve em sua história, onde se estima que Idi Amin Dada, durante seu comando, foram mortos entre 100 a 500 mil ugandenses entre os anos de 1971 a 1979.

O último rei da Escócia
Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Peter Morgamn e Jeremy Brock
Título original: The last king of Scotland
Lançamento: 2006
Produção: Ros Borland e Christine Ruppert

Distribuição: Fox Searchlight Pictures (EUA)

Duração:  (122 minutos)

Biblioteca de "Muito Além das Mesas"
Reler publicações anteriores de Julio Simi Neto.

Formado em comunicação social na faculdade Cásper Libero, talentoso escritor de obras ficcionais (duas das quais já publicadas) e cinéfilo desde garoto, Julio Simi Neto, mais conhecido como Julinho, é nascido em São Paulo no ano de 1956 e, como todos os botonistas, pratica o jogo de botão desde pequeno, época em que vivia na Vila do Matarazzo no bairro do Belenzinho. Foi um dos fundadores da "Villa Botão", uma das mais famosas garagens do futmesa paulista que perdurou de 2002 a 2008. Foi nesta época que Simi idealizou o "Vai Pro Gol", um dos primeiros veículos de comunicação via Internet - uma espécie de boletim semanal que, apesar de focar no futebol de mesa, incluía curiosidades e dicas culturais.
....................................
simi@mundobotonista.com.br
(011) 99987-8225
Posts anteriores 
Por Flávio Semim 1 de outubro de 2025
Notáveis
Por Jeferson Aparecido 30 de setembro de 2025
Muito além das mesas
Por Claudio Pinho 26 de setembro de 2025
Fala sério!
Por Ricardo Cavalcante Sena 24 de setembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Mostrar mais