Painel do Mundo

Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Sobre a coragem e o medo
Por Luke de Held (10/11/2025)

Os últimos 15 dias me proporcionaram inesperadas experiências que forçaram reflexões profundas sobre duas valências que frequentemente nos visitam na vida, ora ajudando, ora criando impedimentos. Refiro-me ao medo e à coragem.
Há 15 dias, fui surpreendido com uma inflamação na vesícula que exigiu procedimento cirúrgico imediato. Ao ser encaminhado à sala de cirurgia, no momento em que me despedi da minha esposa e o teto do hospital passava rapidamente sob o barulho das rodas da maca, os rostos dos meus filhos, da minha esposa e da minha mãe povoaram meus pensamentos. O medo me assaltava e impunha à minha mente perguntas como: "E se houver algum imprevisto? E se eu não voltar da anestesia? E se o pós-operatório complicar?". Estava ali o medo, induzindo a projeção de cenários indesejáveis. Graças a Deus, tudo correu bem.

Eis que, 15 dias depois, meu filho Álamo, de 10 anos, também botonista, é acometido de uma crise aguda de apendicite. Diagnóstico, internação e cirurgia em menos de 24 horas. Vi nos olhos e nas expressões dele os mesmos temores que vivi 15 dias atrás. Ele me perguntou: "Pai, corro risco de vida? E se eu não acordar? Vou ficar bom?". Perguntei-lhe se estava com medo, e ele disse que sim. Disse a ele que sentir medo diante de desafios ou adversidades é normal.
O medo nos acompanha desde a infância. Temos medo do escuro, medo da dor, medo da solidão, medo da repreensão dos pais, medo de falharmos, medo de errarmos, medo de perder o ente querido, medo de morrermos. Isso nos torna covardes ou desonrados? Não. O medo pode ser um valoroso aliado quando nos torna cuidadosos, quando nos coloca em condição de alerta, quando, diante do perigo, nos mantém vivos.

Aí meu filho me perguntou: "E a coragem, pai? É corajoso quem não sente medo?". Disse a ele: "Não, filho. Coragem não é a ausência de medo; mesmo os homens mais corajosos sentem medo em situações extremas. Corajoso, meu filho, é aquele que consegue dominar o medo e que, diante da adversidade, a enfrenta com um sorriso no rosto. Essa é uma máxima universal."
Meu filho balançou a cabeça em sinal de aprovação e, quando a maca o levou à cirurgia, mesmo com os olhos marejados, sorriu e me disse: "Já volto, pai." Enquanto escrevo, ele está aqui ao meu lado, já convalescendo do procedimento cirúrgico que o curou da apendicite.
Quis eu ensiná-lo sobre coragem e, no final, foi ele quem me ensinou. Te amo, filho. Deus é bom.
As ideias expressadas nesse texto são de total responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Portal Mundo Botonista.
Biblioteca de "Todas as cores do MUndo"
Reler os textos publicados anteriores na Tribuna do leitor
Este espaço é dedicado à publicação de textos dos leitores no Portal Mundo Botonista. Uma forma poderosa de nos conectarmos com a comunidade de fãs e de adeptos do futebol de mesa. Ao valorizar vozes diversas, o portal enriquece seus conteúdos com experiências pessoais, opiniões autênticas e narrativas originais inspirando, sobretudo, nossa expressão criativa. Nosso desejo é fortalecer os vínculos com o público e transformar nossos leitores em protagonistas do próprio conteúdo. Acreditamos num espaço dinâmico, plural e acolhedor para todos que amam e praticam o nosso esporte.
....................................
contato@mundobotonista.com.br


































