Painel do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Chico Júnior (30/03/2022)

A primeira vez de Tusurinha.

Nada mais prazeroso que ver um garoto encaminhado no futebol de mesa, isso representa o futuro do nosso esporte.

Certo dia, Vinicius, filho do Tusura apareceu no clube, automaticamente ganhou a alcunha de Tusurinha. Recebemos o garoto da melhor maneira possível. A ideia era deixar ele bem à vontade, e acredito que esse seja o segredo. O garoto não pode ser bombardeado por um monte de informação e regras logo de cara. Ele tem que, em um primeiro momento, se divertir, depois vai recebendo as regras e vai entendendo a mecânica do jogo. Muita regra deixa o jogo mais complicado e afasta o jovem.


Tusurinha se sentiu acolhido, o futebol de mesa era uma maneira de conviver mais tempo com seu pai - o grande Tusura. Fora isso Tusurinha se mostrou um jogador dedicado, treinava demais.  Estreou oficialmente vencendo o Pedrinho, filho do Jefferson (Genta) em uma partida de aspirantes disputada entre Circulo e Palmeiras.


Em São José dos Pinhais quando conquistamos o maior título da história do Circulo Militar, Tusurinha foi o botonista que mais jogou, sim enquanto o pai torava ele sempre achava uma mesa para treinar chutes, ou convidava alguém para fazer amistosos. No jogo contra o Grêmio Náutico União ele fez a sua estreia em brasileiros e ganhou outro grande amigo - o Claudio Mastrangelo (hoje colaborador aqui do Mundo Botonista como correspondente esportivo do RS).


A pandemia veio devastadora, mas nem ela esfriou o amor pelo esporte, quando voltamos o Tusurinha vinha em quase todos os treinos, de metrô, de ônibus, de Uber. Seja lá como for, é figura frequente em nossa sala. E tanta dedicação foi premiada neste último aberto sub-18 realizado no Meninos F.C. Tusurinha ocupou um orgulhoso segundo lugar, levando para sua casa seu primeiro troféu, que, com certeza, é o primeiro de muitos.

Parabéns, Tusurinha!

Biblioteca de "SubMundo"
Reler publicações anteriores de Chico Júnior

Francisco Junior ou simplesmente Chico, é um paulista torcedor do Fluminense, jornalista de formação, publicitário de ofício, apaixonado pelo futebol de mesa.  Agente do caos, Chico gosta mesmo é de contar seus causos e desenterrar aquelas histórias que muita gente, se pudesse escolher, preferiria manter bem sepultadas. É ele o responsável por dar toque de humor ao Portal Mundo Botonista toda segunda-feira.

....................................

chico_jr@mundobotonista.com.br
(011) 94101-7908

Posts anteriores 
Por Luke de Held 10 de novembro de 2025
Luke de Held, 57 anos, nascido em Londrina é botonista, guitarrista apaixonado por Rock n Roll, Blues e Beatles. Promotor de Justiça no Paraná, pai do Álamo, da Sofia e da Ana, marido da Vivi, filho da Dona Leonice e do Seu Lucilio. Este paranaense, aparixonado pelos esportes, praticou vários deles, sempre com excelente desempenho e muito foco: Faixa preta de Jiu-jitsu, foi medalhista de bronze no Mundial CBJJE 2009 e campeão Sul-Americano Master 2012 da modalidade. No atletismo sagrou-se tetracampeão paranaense, vice campeão Brasileiro, recordista juvenil e Jr. dos 400m rasos nos anos 80. Torcedor ferrenho do Londrina Esporte Clube, tem como meta ser campeão brasileiro de futebol de mesa, o esporte ao qual se dedica atualmente.
Por Flávio Semim 7 de novembro de 2025
Notáveis
Por Julio Simi Neto 7 de novembro de 2025
Muito além das mesas
Por João Paulo Leal 1 de novembro de 2025
Todas as cores do mundo, Tribuna do leitor
Mostrar mais