Painel do Mundo
Por Breno Marques (11/08/2025)
Como elaborar um proposta de patrocínio para o futebol de botão?

Gostaria de iniciar este texto, uma espécie de guia prático, apresentando aos amigos leitores a metodologia SMART, uma ferramenta segundo a qual deve-se estabelecer objetivos que sejam claros, alcançáveis e efetivos. SMART é um acrônimo que representa os cinco critérios que um objetivo deve cumprir: Específico (Specific), Mensurável (Measurable), Alcançável (Achievable), Relevante (Relevant) e com um tempo definido (Time-bound). Em outras palavras, devemos ser específicos; se o objetivo do patrocínio é para o atleta ou para o clube, mensuráveis; se o valor condiz com a realidade da ação que se pretende realizar de acordo com os objetivos do patrocinador, atingíveis; se o retorno do investimento do patrocinador será real ou fictício, a verdade deve pautar a relação comercial, relevantes; se este patrocínio possui a veia educacional, social ou de alto rendimento, temporais; se há tempo hábil para ativar a marca do patrocinador e ser positivo o retorno para ambas as partes.
O primeiro passo já foi dado: ser objetivo e profissional. Mas qual o segundo passo? Esse é o principal ponto! Devemos apresentar a nossa paixão pelo Futebol de Botão e realizar uma venda de impacto. Isso mesmo, mostrar os reais valores do esporte e associar o interesse do patrocinador com o modelo de proposta que iremos apresentar.
Okey, vamos lá! Não estamos falando de um bicho de sete cabeças. Se o nosso patrocinador é visual, vamos trabalhar a apresentação por meio de vídeo de até um minuto e meio,
flipchart, apresentação em
PowerPoint. Agora, se esse patrocinador é uma pessoa mais formal, vamos trabalhar um texto com imagens e um contrato mais formal em até três páginas em um modelo mais “juridiquês”, porém com palavras claras e objetivas. Contudo, se o patrocinador é mais digital, vamos largar a formalidade de lado e avançar para Inteligência Artificial e emparelhar as ideias de acordo com ativações em redes sociais ou conteúdos direcionados ao público-alvo do tomador de decisão.
O que deve conter nessa apresentação:
1) Nome do Projeto de Captação de Patrocínio, exemplo: “Campeonato Brasileiro de Futebol de Botão – Regra Dadinho 9x3 no Rio de Janeiro – Edição 2025”;
2) Quem está organizando: CBFM; FEFUMERJ, Clubes Estaduais etc.;
3) Síntese do Projeto: um parágrafo de até 5 linhas com uma breve descrição relatando a sua paixão pelo Futebol de Botão e qual o “porquê” do patrocinador ter que estar com você neste projeto.
Na segunda página ou
slide o que não pode faltar:
a) Ilustração que destaque o objetivo do projeto com promoção do esporte e cultura;
b) Justificativa do porquê o patrocinador deve participar com você ou com o clube deste patrocínio;
c) Qual o ROI (retorno de oportunidade de investimento) que o patrocinador pode obter com a marca dele antes, durante e depois da ativação deste investimento.
E então, vem a parte "Ovos de Ouro" de como elaborar uma proposta que faça sentido:
Imprescindível que sejam trabalhados os valores do atleta ou do clube e que estes sejam reais e não meramente expositivos. Deve ser o real valor do esporte, do atleta ou do clube. E isso pode ser ilustrado com uma simples imagem ou com uma simples frase com citação.
Um ponto chave: fechamento de acordo ou pix na conta! Para realizar o fechamento ideal, é importante que sejam ofertadas ao tomador de decisão (TD) opções personalizadas e não cotas ouro, prata e bronze. Primeiro ouça o TD, faça uma apresentação do seu projeto e somente depois retorne com um projeto visual ou escrito com início da publicidade e marketing, datas específicas, descrição deste projeto na íntegra e período de ativação da marca do TD.
E o ponto X da questão, agradeça à pessoa pelo tempo dela, ofertando um café ou apertando as mãos, olhando nos olhos, nem firme e nem fraco, seja autêntico e honesto, disponibilize-se para uma breve reunião de apresentação em 15min e esteja preparado!
Biblioteca de "Insight"
Reler publicações anteriores de Breno Marques
Mineiro natural de São Lourenço-MG, Breno Borba Marques, é formado em Direito com MBA em Gestão de Esportes e Mestrado em Administração - com enfoque em Marketing Esportivo e comportamento do Consumidor do Esporte. Diretor fundador do Instituto Brazolin, atualmente com cerca de 15 mil crianças nos projetos e empreendedor em cinco startups, Breno é apaixonado por esportes: pratica natação, crossfit, atletismo, beach tennis, mountain bike e futebol de botão, regra 12 Toques, na qual é atleta federado pelo Tupi F.C., incentivador do esporte desde 2005 e apreciador de uma boa música e de curtir o gênero Sertanejo Raiz. No Portal Mundo Botonista ele nos dará informações sobre como o marketing pode nos auxiliar no desenvolvimento e expansão do futebol de mesa.
....................................
breno_marques@mundobotonista.com.br
(35) 99723-3493