Painel  do Mundo

o blog do
MUNDO BOTONISTA

Por Sergio Travassos (12/04/2023)

Festas baiana e gaúcha.

O pódio do Centro-Sul Brasileiro 2023 no Rio (categoria adulto) Saul, o campeão, seguido pelo vice-campeão André (RJ) e dos terceiros colocados Paulo (RJ) e Thiago (SP)

Os baianos continuam dominando o Norte-Nordeste na modalidade 1t disco liso. Já no Centro-Sul, os gaúchos consolidam-se como força proeminente que pode rivalizar com os nordestinos. Esse foi o saldo nas duas copas regionais, a Norte-Nordeste e a Centro-sul, festejadas, principalmente, com acarajé e churrasco.


No Rio de Janeiro, na nova e gigante sede do Botafogo Futmesa, foram realizadas as copas Centro-Sul. O atleta da AFM Caxias Mário Saul alcançou o bicampeonato do regional. Foi uma campanha invicta, com seis vitórias e três empates.

Para subir no ponto mais alto, Mário passou por vários cariocas, em partidas consecutivas. Nos play-offs,o campeão bateu Webber - Bangu (2x1), eliminou Cheble – Portuguesa (0x0), venceu Paulo do Carmo – Olaria (1x0). Até chegar na final com o longevo André Luiz. – da Afumig.


A final começou com Mário bastante cauteloso. Mas a cautela quase custou-lhe a abertura do placar. André teve, ao menos, três chances boas, sendo uma delas uma chance de ouro. Desperdiçou todas. Menos de quatro minutos depois, Mário, que jogava pelo empate, ampliou a vantagem, ao fazer o 1x0, que o consagrou campeão novamente. Nas terceiras posições tivemos, Paulo do Carmo, do Olaria-RJ, e Thiago Moura, do São Paulo -SP.


Na categoria sênior, o capixaba Anderson Silva ( Spyder) superou o grande botonista gaúcho Sérgio Oliveira por 2x1. No master, César Keunecke, do Rio Grande do Sul, empatou com Júlio Nogueira, do Rio de Janeiro, após empate em 1x1.

Nordeste mais maluquinho

 Pódio da 43ª edição do Nordestão 1 toque liso em Aracaju-SE: Campeão Lucas Ramos (BA) 2º Gabriel Melo (BA) e 3º Aldemar Neto (RN)

Lucas Ramos, o "Menino Maluquinho", da Acra, fez uma tremenda algazarra na Copa Norte-Nordeste, realizada em Aracaju-SE. Ele sagrou-se campeão, após bater um conterrâneo, Gabriel, por 1x0, revertendo a vantagem que tinha o adversário. 


Como é de praxe, a turma da Acra/AABB fez uma grande festa, aos gritos de “poeira, levantou poeira”, uma tradição do clube. Em terceiro, ficaram Aldemar -RN, e Diógenes -BA. 


No sênior, Alexis Lisa sagrou-se campeão, tendo como vice Oswaldo, que também é de Sergipe. No master, Rocha foi o campeão, superando o sergipano Ênio Sena. Nos juniores, Jean Carlos – RN precisou vencer por 2x1 o pernambucano Laninho para levantar a Copa.


Ranking:

No adulto, Dudinha segue liderando com 463 pontos, seguido de Gabriel (378), Aldemar (377) e Danilo (351). Os campeões subiram bastante as suas posições no ranking. Lucas Maluquinho está, agora, na 13ª posição, enquanto Mário Saul subiu para 21° lugar.


Cavado:

Pelotas será a sede da VIII Copa do Brasil da modalidade 1t disco cavado. O evento ocorrerá no belo salão do Centro Operário Pelopotense – COP. Ao todo, serão 164 botonistas, divididos em seis categorias: adulto (64), sênior (32), master (16), infantil (20), júnior (16) e feminino (16).

Sergio Travassos é diretor do Santa Cruz F.C. há doze anos, jornalista com outras duas formações, Educação Física e Marketing, que atua há muito tempo em prol do desporto pernambucano. Tendo passagens pela Federação Pernambucana e CBFM. Sendo uma das figuras que mais defende o jogo de futebol de mesa, independente da regra de atuação, bem como que as competições sejam feitas em locais públicos, visando atrair mais visibilidade para o futmesa.

....................................

travassos@mundobotonista.com.br
(081) 97100-2825

Biblioteca de "De toque em toque"

Reler publicações anteriores de Sérgio Travassos

Posts anteriores 
Por Jonnilson Passos 11 mai., 2024
Botão com ciência
Por Erismar Gomes 10 mai., 2024
Doze giros
Por José Carlos Cavalheiro 07 mai., 2024
É tudo botão
Por Chico Junior 01 mai., 2024
Submundo
Mostrar mais
Share by: